Depressão é uma alteração significativa do estado de ânimo, qualificada mais recentemente como distúrbio do humor. Depressão e sua principal diferença entre tristeza e depressão: é o fato de que na tristeza a pessoa se dá conta de seu estado e tem forças para mudar a situação por si mesma, o mesmo não ocorrendo com a depressão. Por outro lado, a porcentagem de suicídio pode aumentar até 10 vezes mais com o uso de medicamentos convencionais, como antidepressivos sintéticos. Mas, graças ao diagnóstico complementar conseguimos eliminar os fatores desencadeantes e fortalecer o organismo como um todo. E também vamos ver nesse artigo como é possível detectarmos os fatores predisponentes e conciliarmos a Depressão aos Tratamentos Naturais.
Na Depressão:
O organismo produz serotonina a partir do aminoácido l-triptofano na presença da vitamina B6-P (piridoxal-5-fosfato). O ferro, o cromo, a vitamina c e o magnésio também ajudam a converter o triptofano em serotonina. A dopamina possibilita a iniciativa para enfrentar desafios. Estimular o humor no sentido antidepressivo através da alimentação significa aumentar a formação e a transmissão da serotonina principalmente, a seguir da dopamina e finalmente a noradrenalina, envolvendo a administração dos seus precursores : l- triptofano, l-fenilalanina e l-tirosina com o devido complemento de vitamina B6 e cromo. Na depressão pode haver uma deficiência de vitaminas B1, 3, 5, 6, 12, C, além de magnésio, zinco, ferro e cromo, entre outros. Cafeína, tabaco, álcool e açúcar podem ser bastante problemáticos para pessoas propensas à depressão, pois além de tudo são viciantes.
Vários aspectos da Depressão na personalidade e seu desenvolvimento parecem ser essenciais para a ocorrência e persistência da mesma, com emoções negativas como um precursor comum. A baixa auto-estima e auto-destrutividade ou pensamentos distorcidos podem estar relacionados à depressão.
A depressão é menos provável de ocorrer naqueles que aceitam ajuda, bem como mais rápido para remeter, entre aqueles que têm senso religioso . Nem sempre é claro quais fatores são causas e quais são os efeitos da depressão, no entanto, as pessoas deprimidas que são capazes de refletir e desafiar os seus padrões de pensamento, muitas vezes mostram melhora do humor e da auto-estima.
Outros sintomas de depressão são variáveis, como: muita irritabilidade, seguido de afastamento social, seguidos de perda ou ganho de peso, falta de concentração, com incapacidade de tomar decisões, além de desinteresse pelo sexo, sensação de impotência, temor e ansiedade, sobretudo culpa, sensibilidade às críticas, lágrimas sem motivo aparente, frequente sentimento de inadequação, mudanças no hábito de dormir, com desinteresse pelas pessoas e atividades antes consideradas importantes, além de sentimentos descontrolados de desespero entre outros.
Existem 5 Biotipos de pessoas com DEPRESSÃO:
- Hipo metiladores: O biótipo mais comum, essas pessoas tendem a ter uma melhoria com SSRI (inibidores da recaptação de Serotonina). Apresentam uma incapacidade de manter a serotonina na sinapse tempo suficiente. - Transtorno de Pirrole: Esse biótipo também tende a ver uma melhoria com SSRI, mas melhor ainda com a suplementação correta. Apesar das causas da
Demais aspectos na Depressão Apesar da tristeza há alta ansiedade, com uma tendência para saltar o pequeno almoço, levando a um crescimento pobre, além da afinidade para comida picante, com muitos medos, e pele seca são todos os sintomas. Este tipo é o mais rápido a responder ao tratamento. – Sobrecarga de cobre: com alta de cobre não se pode metabolizar adequadamente metais. A maioria dessas pessoas dizem que os SSRI não tem muito efeito de qualquer forma, mas eles relatam benefícios de normalizar os níveis de cobre através da terapia de nutrientes, por exemplo, além de ser este um fator importantíssimo no pós parto!
Tipos Bioquímicos de Depressão: - Overmethylation (baixo folato): Esse biótipo tende a piorar em SSRIs, enquanto suplementos de ácido fólico ajudam, mas casos resistentes ocorrem com a - Sobrecarga de metais tóxicos: Este tipo de depressão é causada por metais tóxicos, geralmente envenenamento por chumbo e também podem ser corrigidos, ou desintoxicados com inúmeros recursos na própria clínica.
A idade é outro fator que pode levar a Depressão : Seja pelo desgaste hormonal, vitamínico, mineral, ou protéico resultando em baixos níveis de Neurotransmissores. Todas essas situações podem ser caracterizadas pela clínica e corroborados com exames complementares, incluindo a avaliação energética, para sabermos quais as melhores opções de tratamento..
Depressão e Tratamentos Naturais:
Indicados ao tratamento da Depressão, a partir de dados obtidos pela clínica, exames complementares e corroborados pela avaliação energética. Aqui apenas alguns exemplos:
Devemos sempre checar a situação da tireóide, pois o hipotireoidismo pode desencadear a depressão. Iodo: precursor de tiroxina.
Vitamina A, como retinol: é essencial na conversão de iodo em tiroxina. O fígado não pode converter-caroteno em vitamina A na ausência da tiroxina ou no hipotireoidismo.
Vits. B2, 3 e 6 e C são necessários para a absorção do iodo. B1 (tiamina) deficiente sozinho pode causar hipotireoidismo.
Vit. B12 não pode ser absorvida se a tiróide for deficiente. Cobre é necessário para a produção de TSH na pituitária.
Além destes, devemos checar fatores gerais predisponentes da depressão:
Fadiga adrenal
Deficiências de: ômega3, Melatonina, GABA e demais NT e hormônios.
Deficiências de zinco,
vitaminas E, C, B6, B12 biotina, entre outros e principalmente cuidarmos de -
Eliminar metais e outros intoxicantes
Tratamentos Complementares para Depressão:
A depender de cada caso podemos também utilizar técnicas de reprogramação interna, onde a pessoa terá a oportunidade de auto-gerenciar seu estado emocional.
Podemos checar as possibilidades para indicação de várias ervas e raízes para Depressão, por exemplo: Erva de São João, Açafrão vermelho, Kava kava, Melissa, Gingko, Marapuama entre muitos outros, a depender da avaliação energética. Claro que essas e demais possibilidades devem antes ser checadas através de dados clínicos, anamnese completa, além de exames complementares, podendo-se incluir ainda, microscopia e avaliação energética, para indicação das melhores opções terapêuticas.
INSIGHT E RESUMO:
A depressão decorre de vários fatores. A própria sociedade nossa, pela demanda de performance cada vez maior, facilita essa disposição.
A questão principal é saber então se esse nível de estado depressivo está sendo suportável, ou não:
- Consegues esvaziar a mente sem criar outras dependências??
- Seu sono está ok? Você acorda mais disposta(o)?
- Você consegue se enxergar interiormente? Ou essa situação lhe traz algum tipo de sofrimento?
- Tem tido um desempenho insuficiente no seu trabalho?
Se suas respostas forem afirmativas para apenas uma dessas questões, então não se preocupe, pois apesar da ajuda ser necessária, temos soluções e lembre-se: suas dificuldades quando corretamente sanadas lhe trarão o empoderamento!
Referências em Depressão:
http://www.hypoglycemia.asn.au/2011/nutritional-aspects--of-depression-an-update/ http://orthomolecular.org/nutrients/proteins.shtml
Acesso em 22-4-2022 18hs
Acesso em 21-5-2024 7hs
Comments