top of page

Hipercortisolinismo & Tratamentos Naturais

Hipercortisolinismo ou Hiperadrenocortisolismo Ou Doença de Cushing, é um conjunto de sinais e sintomas decorrentes do excesso de cortisol . – O cortisol pode ser liberado pela glândula adrenal, quando o problema for unicamente na Adrenal, ou por medicação, então temos a Síndrome de Cushing.

Hipercortisolinismo for a resposta à liberação de ACTH na glândula pituitária do cérebro, temos a Doença de Cushing


HIPERCORTISOLINISMO DOENÇA DE CUSHING - SINTOMAS:

A Síndrome de Cushing pode ser detectada através de vários sinais e sintomas. Os principais são: • O mais prevalescente é a obesidade, que ocorre em cerca de 90% dos casos, principalmente na região abdominal. • A pletora facial ocorre em cerca de 70% dos pacientes. • A fraqueza muscular ocorre em 60% dos pacientes e é um sintoma de maior especificidade. • A hipocalemia costuma ser proeminente e, por vezes, é a única alteração sugestiva de Cushing em pacientes com secreção ectópica de ACTH. – Quando ocorre aumento importante dos pelos, pode ocorrer também o surgimento de espinhas (acne) na face e no tronco, e nas mulheres pode surgir mudança na voz, queda do cabelo semelhante a calvície masculina e diminuição das mamas.


Diagnóstico da Síndrome de Cushing pelos principais sintomas/sinais identificados pelo mnemônico – CUSHING: – Cicatrizes roxas na face ou abdômen, Colágeno frágil, risco de Cálculos renais e Crescimento desacelerado; – Urina com cortisol livre e com muita glicose; – Sensibilidade da pele e ossos, frágil e com cicatrização lenta; – Hipertensão, Hiperglicemia e Hipercortisolinismo; – Imunidade inibida, Irregularidade no ciclo menstrual (mulheres) ou Impotência (homens); – Neuroses (depressão e ansiedade) e Neoplasias (se for endógeno); – Gordura excessiva na face, pescoço, barriga e costas.


DIAGNÓSTICO DA SÍNDROME: Quando a síndrome de Cushing for suspeita, tanto o teste de supressão com dexametasona (administração de dexametasona e determinação freqüente de cortisol e ACTH), ou uma medição urinária de 24 horas para o cortisol oferecem taxas de detecção iguais. – O cateterismo do seio petroso é o padrão-ouro para diferenciar entre as causas, ACTH-dependentes, mas usualmente é reservado para pacientes sem alterações hipofisárias ou com tumores hipofisários menores que 6 mm


Terapia com Suplementos:

Seguem alguns exemplos a serem indicados em conformidade com os dados clínicos, laboratoriais e confirmados pela bio-ressonância, aqui apenas algumas possibilidades: 1.Vitaminas do complexo B, são importantes para desintoxicação, a digestão de proteínas. 2. Ácido fólico. 3. Vitamina B-12. 4. Vitamina C por dia, em doses divididas.

5.Zinco. 6. Magnésio. 7. CoQ10. 8. Acetil-L-carnitina. 9. Ginseng 10.ácidos graxos, ômegas. 11.Triptofano 12. D-L Fenilalanina 13. Licorice 14. Pfaffia


Demais Tratamentos (Técnicas complementares):

Existem inúmeros relatos clínicos e dados científicos de melhora da evolução da Doença de Cushing ou Hipercortisolinismo através da associação da homeopatia e acupuntura, devendo ser usadas somente sob a supervisão, e/ou consulta de um profissional de saúde qualificado.


Claro que essas e demais possibilidades devem antes ser checadas através de dados clínicos, anamnese completa, além de exames complementares, podendo incluir o eletro-escaneamento, microscopia e a bio-ressonância, para termos certeza das melhores opções terapêuticas. E também sem nos esquecermos dos fatores predisponentes, ou desencadeantes que levaram a este quadro clínico, o que pode requerer o acompanhamento de especialistas complementares.


Os pacientes devem sempre consultar um profissional de saúde qualificado antes de iniciar o tratamento, ou medidas preventivas. Assim como em qualquer doença crônica vale a pena lembrar a importância de cuidarmos do Sono, da Alimentação, da Atividade Física, dos Fatores pH, do Eixo e mesmo da Sexualidade.


bottom of page