top of page

Lyme & Tratamentos Naturais

Lyme é conhecida por ser uma doença incapacitante, e que afeta todos os tecidos e sistemas de órgãos no corpo. Isso faz com que ocorra uma ampla gama de sintomas: fadiga e dores articulares crônicas, disfunção imunológica, doenças neurológicas até a morte.

[

As Borrelias - Bb (agentes habitualmente envolvidos) são difíceis de isolar, crescer e estudar em laboratório. Existem cinco subespécies de Bb, mais de 100 linhagens nos EUA, e 300 cepas de todo o mundo. Além disso, existe pleomorfismo, o que dificulta identificar a presença, ou não da Bb. Esta diversidade é apontada em contribuir para a sua capacidade de iludir o sistema imunológico e aos antibióticos, levando a infecção crônica.

[ Os estágios da Lyme variam com o tempo de contaminação: 1- Eritema migrans na pele e cefaléia até o 1º mês 2- Sintomas de forte gripe juntamente com artralgias, dores mais intensas, no 4 meses seguintes 3- Artrites, fibromialgia, perda de memória, déficit neurológico, quando cronifica afeta todos os tecidos e todos os órgãos principais do corpo.

Clinicamente, quando crônico cursa com: - Artralgia crônica (dor nas articulações), - Fibromialgia (inflamação e dor em tecido conjuntivo fibroso e muscular), Fadiga crônica, - Confusão mental, - Disfunção imunológica e - Doenças neurológicas. - A doença de Lyme pode mesmo ser fatal em casos graves.

No coração, a Lyme pode cursar com arritmias, até insuficiência cardíaca


Terapia com Suplementos - Lyme:

Indicados a partir de dados obtidos pela clínica, exames complementares e corroborados pela bio-ressonância. Aqui apenas mais alguns exemplos: - Zinco quelato - S. boulardii (em combinação com outras estirpes probióticas compatível) é uma levedura não patogénico que está documentado para apoiar a flora gastrointestinal normal durante a terapia com antibióticos. - Probiótico misto, com entre 5 bilhões e 50 bilhões de organismos dia, conforme indicado pelo seu prestador de cuidados de saúde. - Magnésio, entre 500 a 1000 mg por dia. Escolha uma forma de magnésio mostraram ter alta absorção, ou conforme indicado pelo seu médico. - Vitamina A (como carotenóides mistos): vitamina A e carotenóides mistos têm sido mostrados para desempenhar uma função vital na promoção da função imune do corpo e capacidade de lutar contra a invasão - Uso da ALC, AAL ou NAC caso haja lesão de SNA, ou periférico - Vitaminas do complexo B

Aqui mais alguns exemplos: - Teasel Root (Dipsacus sylvestris) - Barberry (Berberis vulgaris) - Morinda citrifolia - extrato - Artemisinina, ou extrato de Artemisia vulgaris, ou absinthum - Andrographis paniculata - Smilax glabra (salsaparrilha) - Stephania Root (Stephania tetrandra e S.cepharantha) - Teasel root - Cardus marianus - Para artrites: Cúrcuma, urtiga, Colchicum autumnale e Daemon claw - Usar polygonum, smilax e andrographis cedo - Palm Saw palmeto, chá verde juntamente com a curcumina, andrographis, resveratrol, smilax, unha de gato, e Stephania podem ser usados após a confirmação de sua ação para cada caso. Claro que essas e demais possibilidades devem antes ser checadas através de dados clínicos, anamnese completa, além de exames complementares, podendo incluir o eletro-escaneamento, microscopia e a bio-ressonância, para termos certeza das melhores opções terapêuticas. E também sem nos esquecermos dos fatores predisponentes, ou desencadeantes que levaram a este quadro clínico, o que pode requerer o acompanhamento de especialistas.


Demais Tratamentos (Técnicas Complementares):

Existem inúmeros relatos clínicos e dados científicos de melhora da evolução da doença através da associação de ervas, homeopatia e acupuntura, devendo ser usadas somente sob a supervisão, e/ou consulta de um profissional de saúde qualificado. - Exercício: Mesmo pequenas concentrações de oxigénio podem ajudar a destruir as bactérias no corpo. - Uma dieta de baixo índice glicêmico é uma necessidade porque os carboidratos, como açúcar, abastecem as Bb. Isso significa evitar a maioria dos alimentos processados, refinados, ou qualquer adição de açúcar e altas doses de vitamina C EV podem fazer uma grande diferença quando se trata de doença de Lyme em casos avançados.

ALGUMAS ERVAS INDICADAS: - Astragalus (Astragalus membranoceous) - Japanese Knotweed (Polygonum cuspidatum) - Stinging Nettle (Urtica dioica) - Rosavin (Siberian rhodiola rosea) - Cat’s Claw (Uncaria tomentosa), ou Unha de Gato

Assim como em qualquer doença crônica vale a pena lembrar a importância de cuidarmos do Sono, da Alimentação, da Atividade Física, dos Fatores pH, do Eixo e mesmo da Sexualidade.


Referências: - http://orthomolecular.org/nutrients/vitamins.shtml - http://orthomolecular.org/nutrients/micronutrients.shtml http://faculty.ccbcmd.edu/courses/bio141/labmanua/lab7/bburgdorf_darkfield.html - http://www.rodale.com/lyme-disease-treatment - http://fiveelementhealing.net/in-depth-healing-strategies-for-lyme-disease-new/ - http://articles.mercola.com/sites/articles/archive/2009/08/04/dr-klinghardts-treatment-of-lyme-disease.aspx http://www.nutramedix.ec/pdfs/CAMResearch%20Article.pdf - http://www.institutefornaturalhealing.com/2015/10/this-amino-acid-reverses-nerve-damage/ - http://orthomolecular.org/nutrients/proteins.shtml - http://orthomolecular.org/nutrients/fats.shtml - Acessados em 22-3-2015 às 10:30hs


bottom of page