Mulheres que apresentam a síndrome dos ovários policísticos (SOP), um problema ginecológico decorrente de alterações hormonais crônicas, têm um risco até seis vezes maior para o desenvolvimento de outra síndrome: a metabólica, caracterizada por fatores como gordura abdominal e pressão alta - um quadro que deixa a paciente mais vulnerável à doenças cardiovasculares. Mas, graças ao diagnóstico complementar conseguimos eliminar os fatores desencadeantes e fortalecer o organismo como um todo. E também vamos ver nesse artigo como é possível detectarmos os fatores predisponentes e conciliarmos os Ovários Policísticos aos Tratamentos Naturais.
Policísticos Ovários - Por haver resistência à insulina, decorre aumento nos níveis de estrogênio e androsterona, acarretando numa hiperestimulação ovariana.
Ovários Policísticos - Cerca de 13% das mulheres em idade reprodutiva apresentam a disfunção. As participantes dos dois grupos, portadoras e não portadoras de SOP, foram divididas por faixas de índice de massa corpórea (IMC): peso normal, sobrepeso e obesas. Os pesquisadores investigaram todas as voluntárias para a presença de síndrome metabólica. Entre as obesas, as que eram portadoras de SOP apresentaram uma frequência de síndrome metabólica seis vezes maior do que as que não tinham ovário policístico e relacionável a resistência a insulina também.
Relação semelhante foi encontrada nas mulheres com peso ideal. Nesse extrato, as portadoras de SOP tinham três vezes mais risco de ter também a síndrome metabólica em comparação ao grupo de controle.
Com relação a endometriose, ela é gerada pelo endométrio, que é o tecido que reveste a parte interna do útero e a cada 28 ou 30 dias – se não houve fecundação – descama-se e o resultado disso é a menstruação. Na endometriose, porém, acontece o surgimento de endométrio em órgãos ou tecidos próximos, geralmente nos ovários (provocando cistos) e em áreas da pelve e também pode alojar-se na bexiga e nos intestinos
Os principais sinais de Ovários Policísticos ocorrem durante a menstruação. São eles: -Forte cólica progressiva que não se resolve com remédios e, em muitos casos, exige repouso -Sangramento anormal
-Diarreia - Fadiga crônica e outros relacionados ao diabetes
Ovários Policísticos e Tratamentos Naturais:
Após a devida avaliação clínica e laboratorial, considerando as disposições psíquicas e hormonais e ainda corroborados pela bio-ressonância, devemos investigar, além da insulina a possibilidade de tireoidites e então podemos optar, entre outros por: 1) B1 Cloridrato de tiamina: 300 mg a 500 mg, 30 minutos antes das refeições e durante a noite 2) B3 A niacina (ácido nicotínico). Recomendamos 100mg de 3 gramas, trinta minutos antes das refeições e durante a noite 3) Piridoxina (vitamina B6): A falta desta vitamina demonstrou induzir anemia hipocrômica microcítica e lesões neurológicas. 4) cobalamina (vitamina B12): B12 é reconhecido como um fator na síntese de mielina. 5) Ácido ascórbico (vitamina C): 6) A riboflavina (vitamina B2): 7) A vitamina E 8) Óleo de Fígado de bacalhau: 9) AMP Ácido adenosina-5-monofosfórico: 10) Colina: 700 mg a 1400 mg depois de cada refeição e a noite 11) NAC 100 a 300mg 12) Mio-inositol para adolescentes
13) Dieta low carb 15) Saw Palmeto 16) Lecitina: Damos 1200 mg. Lecitina de feijão de soja após cada refeição. 17) Magnésio: 100mg. Depois de cada refeição para fornecer iões adicionais para a atividade muscular. É um ativador da enzima. 18) Gluconato de cálcio 19) Pantotenato de cálcio: A forma fisiologicamente activa de ácido pantotênico é coenyzme A. Sua acetil derivado (acetil-CoA) é sinônimo de acetato ativa. Transformações metabólicas são muito complexos e envolvem numerosas enzimas e coenzimas. Coenzima A PARTICIPAÇ ES na acetilação de aminas. O ácido pantotênico coenzima desempenha um papel vital no metabolismo de carboidratos e acetil transferência também ocorre no metabolismo do gordo ácidos. Nós dar 200 mg. depois de cada refeição e na cama hora.
17) Aminoacético (glicina): Glycine entra em uma variedade de funções. 18) Pode ser indicada uma dieta rica em proteínas com dois a três ovos no café da manhã. 19) Taurina Existem homeopáticos eficazes também. Uma combinação à base de Natrium muriaticum, Kalium muriaticum, Galium aperine e Trifolium pratense ajuda a equilibrar e hidratar a pele e promover o processo natural de cicatrização da pele.[/caption]
Demais Tratamentos (Técnicas complementares):
A depender de cada caso podemos também utilizar técnicas de reprogramação interna, onde a pessoa terá a oportunidade de auto-gerenciar seu estado emocional, repercutindo também nos hábitos alimentares positivamente, o que beneficia muito o desempenho geral.
Existem muitos relatos de trato dos Ovários Policísticos com Tratamentos Naturais, entre outros:
Pela acupuntura, devemos corrigir: -A deficiência de Qi do Baço e do Rim Yang, -Acúmulo de Fleuma e Umidade -Fígado estagnação do Qi e do Sangue Stasis
Ovários Policísticos - Acupuntura para SOP: Acupuntura tratamentos são geralmente administrado uma vez por semana e às vezes muitas vezes, especialmente quando há dor antes da menstruação ou no meio do ciclo. A duração do tratamento com acupuntura e ervas chinesas depende da duração da doença, intensidade dos sintomas, e do diagnóstico. Tipicamente, pelo menos, três meses de tratamento contínuo são necessários.
Mudanças de estilo de vida:
i) As mulheres jovens devem ter exercícios moderados e regulares no sol. Por volta da época da menstruação, o exercício deve ser reduzida.
ii) Relaxe e evitar emoções fortes, especialmente em torno do tempo menstruação.
iii) Evite ambientes frios, alimentos e bebidas (queijo, produtos lácteos especialmente gelados e batidos). Em dias frios durante a menstruação, usar uma garrafa de água quente e coloque-o no abdômen. Não nade enquanto menstruadas.
iv) Cortar todas as formas de açúcar refinado e carboidratos: pão branco, massas, arroz branco, bolos de arroz, a maioria dos cereais de pequeno almoço, e todos ricos em amido, alimentos de baixa fibra. Evite adoçantes, refrigerantes, suco de frutas e todas as bebidas que elevam rapidamente o nível de açúcar no sangue, como SOP está ligada a diabetes tipo 2.
v) É importante registrar o primeiro dia do seu ciclo menstrual, a duração, a condição do sangue (qualidade, quantidade, cor). Se você sofre de períodos atrasadas ou a dor do período, é recomendado que você abordar este nos estágios iniciais, a fim de evitar ovários policísticos.
Ovários Policísticos - Conclusão: As mulheres jovens são muitas vezes desconhecem seu ciclo menstrual e seria prudente começar a prestar mais atenção. Eu aconselho vivamente as pessoas contra a tomada de ervas fórmulas cegamente, sem dosagem adequada e diagnóstico profissional.
O tratamento da SOP envolve adoção de dieta hipocalórica, prática de exercícios e, em alguns casos, a administração de contraceptivos. Caso já exista uma situação de resistência à insulina ou de hipertensão, cada um desses sintomas deve ter tratamento específico. Sabe-se, por exemplo, que um bom equilíbrio hormonal é fundamental no tratamento. Por isso, fatores como atividade física regular – de preferência exercícios aeróbicos -, além de diminuir a ansiedade e o estresse são considerados fundamentais.
Claro que essas e demais possibilidades devem antes ser checadas através de dados clínicos, anamnese completa, além de exames complementares, podendo incluir o eletro-escaneamento, microscopia e a bioressonância, para termos certeza das melhores opções terapêuticas.
Referências:
Acesso em 12-02-2022 18hs
Comments