top of page

Cálculo biliar e Tratamentos Naturais

Cálculo biliar é um rígido depósito que se formam dentro da vesícula biliar. Mas, podem ser tratados pela suplementação, lembrando que parte dos cálculos não são removidos pela remoção da vesícula, pois são intra-hepáticos, daí a importância do tratamento, mesmo naqueles que se submeteram a cirurgia. Graças ao diagnóstico complementar conseguimos eliminar os fatores desencadeantes e fortalecer o organismo como um todo. E também vamos ver nesse artigo como é possível detectarmos os fatores predisponentes e conciliarmos o Cálculo biliar aos Tratamentos Naturais.


Biliar cálculo, ou colelitíase e suas Causas: Existem dois principais tipos de cálculos biliares: - Pedras feitas de colesterol, que são de longe o tipo mais comum, sendo que o cálculo biliar de colesterol não têm nada a ver com os níveis de colesterol no sangue. - Ou ainda com Pedras feitas de bilirrubina, que pode ocorrer quando as células vermelhas do sangue são destruídas, isto é, por excesso de hemólise, consequentemente isto leva ao excesso de bilirrubina na bile e então ocorre o cálculo.

Diversos fatores contribuem para desenvolver cálculos biliares: - Fracasso da vesícula biliar em esvaziar corretamente e isto é mais provável que aconteça durante a gravidez, ou com a obesidade principal, a seguir: Mulheres e obesas e principalmente em pessoas com mais de 40 anos de idade.


E ainda:- Diabetes, a seguir- Perda de peso rápida ao ter uma dieta com muito baixa caloria, ou após a cirurgia bariátrica e finalmenteReceber alimentação através de uma veia por um período de tempo longo, isto é, alimentação intravenosa, entre outros.

 Sintomas que podem ocorrer com a calculose biliar incluem: - Dor no abdômen superior ou médio superior direito, podendo se espalhar para as costas ou abaixo do ombro direito, principal, mas também - Febre e ainda - Amarelamento da pele e do branco dos olhos, isto é, icterícia entre outros

- Os sintomas de sedimentos na vesícula biliar incluem: - Indigestão e ou - Flatulência e principalmente - Dor periódica abaixo do lado direito da caixa toráxica, isto é hipocôndrio entre outros


A vesícula biliar pode ser danificada por: -Quantidades excessivas de gordura e óleo, mas sobretudo por -Preocupações e raiva excessivas, isto é Estresse.


Recomendações prévias ao tratamento específico:

  • Mantenha uma dieta saudável  Uma dieta rica em fibras e pobre em gordura pode ajudar a reduzir o risco de desenvolver cálculos biliares. Comer grãos integrais, frutas, vegetais e proteínas magras pode ajudar a melhorar a saúde digestiva.  Uma dieta saudável para cálculos biliares deve ser pobre em gordura e colesterol .  

  • Consuma muitas frutas, vegetais e grãos integrais em sua dieta. Estas refeições podem reduzir o risco de cálculos biliares devido ao seu alto teor de fibras.

  • Reduza a ingestão de salgadinhos processados ​​e frituras, pois geralmente contêm muita gordura e calorias.  

  • Evite refeições e bebidas açucaradas, pois podem causar ganho de peso e aumentar as chances de desenvolver cálculos biliares.

  • Beber grande quantidade de líquidos Manter-se hidratado pode ajudar a eliminar toxinas e prevenir a formação de cálculos biliares. 


RECOMENDAÇÕES A SEREM CONFIRMADAS EM CONSULTA:

  • Vinagre de maçã: Pode ajudar a dissolver cálculos biliares naturalmente e melhorar a digestão. Pode ser tomado como tônico misturando uma a duas colheres de sopa com um copo de água e bebendo diariamente.  

  • Suco de limão: O suco de limão é rico em ácido cítrico, que pode ajudar a dissolver os cálculos biliares naturalmente. Pode ser tomado como tônico misturando o suco de um limão com um copo de água e bebendo diariamente.  

  • Chá de ervas: Certas ervas, como cardo leiteiro e raiz de dente-de-leão, podem ajudar a melhorar a função hepática e reduzir a inflamação. Estas ervas podem ser tomadas como chás ou suplementos.


https://www.criesaude.com”alt=”- "cálculo biliar e Tratamentos Naturais"/Tratamento com medicina integrativa: ortomolecular, suplementos, alimentos

Cálculo biliar e Tratamentos Naturais:

Indicados de acordo com a Clínica, Exames complementares e corroborados pelo Diagnóstico complementar e avaliação energética. Aqui apenas alguns exemplos:

- Sais de Epsom, isto é, sulfato de magnésio e ou

- DHEA e ou 0,2 mg de pregnenolona em óleo de sésamo por suas propriedades de libertação lenta e ou – Vitaminas B6 e ou B9 e ou B12 e ou D3 e ou - Lecitina de Soja, além de:– Ác. Ursacólico e ou

  • Boro como borato sódico– NAC e ou– Quelar metais tóxicos e ou– ômega 3 e ou– Lipases e ou– Tripsina e ou– Bromelina e ou– Eliminação de cálcio insolúvel e finalmente– àc. málico entre outros[/caption]


Tratamentos complementares

A depender de cada caso podemos também utilizar técnicas de reprogramação interna, onde a pessoa terá a oportunidade de auto-gerenciar seu estado emocional, o que repercutirá positivamente no organismo inteiro, além de adequar o hábito alimentar.

Ervas coleréticas, isto é, que encorajam o fígado para segregar a bilis, são muito indicadas, entre outras:A tintura Dente-de-leão (Taraxacum officinale), 2-6 ml uma vez por dia e ou-Sementes de Cardo marianao (Sylibum marianum), uma dose equivalente a 70-210 mg de silimarina e ou-Alcachofra (Cynara scolymus), 150 mg três vezes por dia e ou-Açafrão (Curcuma longa) pó, 150 mg três vezes por dia e ou-Quebra-pedra (Philanthus niruri) pó, 150mg 3x ao dia entre outros.

Por outro lado, a homeopatia tem remédios que podem ajudar a dissolver o cálculo biliar e ou ajudar a parar de produzir. Aqui algumas: -Colocynthis 4× e ou -Ammonium bromatum 4× e ou -Atropinum sulfuricum 6× e ou -Veratrum album 6× e ou -Magnesium phosphoricum 6× e ou -Gelsemium 5× e ou -Passiflora incarnata 1× e ou -Chamomilla 3× e ou -Cuprum sulfuricum 6× e ou -Aconitum e ou -Chionanthus e ou -Chelidonium e ou -Berberis Vul e ou -Calcarea carb entre outros. Claro que essas e demais possibilidades devem antes ser checadas através de dados clínicos, anamnese completa, além de exames complementares.


Referências: 

(Acesso em 13-2-2022 às 8:00hs)


Commentaires


bottom of page