top of page

Endometriose e Tratamentos Naturais

Endometriose é uma doença dolorosa, crônica que afeta pelo menos 20 milhões mulheres e meninas nas Américas.

Na Endometriose a dor é intensa, principalmente no período menstrual e após, ou durante as relações. Ela ocorre quando há a menstruação, pois é o, endométrio, ou tecido que sai do útero durante a menstruação que vai geralmente ao abdômen, podendo implantar-se nos ovários, ou trompas, ou ainda nos ligamentos que sustentam o útero; ou também na área entre a vagina e o reto; ou ainda na superfície exterior do útero; e ainda no revestimento da cavidade pélvica. Graças ao diagnóstico complementar conseguimos eliminar os fatores negativos e fortalecer o organismo como um todo. E também vamos ver nesse artigo como é possível detectarmos os fatores predisponentes e conciliarmos a Endometriose aos tratamentos naturais.


”https://www.criesaude.com”alt=”Endometriose sintomas & Tratamentos Naturais /Endometriose sintomas: mulher com dor

Este tecido deslocado, ou Endometriose pode evoluir frequentemente a tumores, ou lesões que respondem ao ciclo menstrual da mesma maneira que o tecido da mucosa uterina faz, isto é, a cada mês em que o tecido se acumula, ocorre piora dos sintomas, que corresponde ao período menstrual e então ele se espalha.


Uma causa muito comum à endometriose é a obstrução ao fluxo menstrual, pois se O sangue menstrual flui do útero e para fora do corpo através da vagina, mas o sangue e tecido endometrial que refluem pelas trompas não tem como sair do corpo, então isto resulta em hemorragia interna, ou extrusão do sangue e do tecido a partir das lesões, e consequente inflamação intensa, com dor intensa, infertilidade, entre outros e até mesmo com problemas intestinais.


Domínio do estrogênio

O estrogênio e a progesterona são os dois principais hormônios sexuais femininos que, além da reprodução e da gravidez nas mulheres, também são responsáveis ​​pelo metabolismo, pela saúde da tireoide, pela saúde hormonal, pelos níveis de colesterol, pela saúde do cérebro, pelo humor, pela saúde óssea e pela saúde da pele. Em um corpo saudável, o estrogênio e a progesterona trabalham juntos em um bom equilíbrio. No entanto, quando seu corpo começa a produzir muito estrogênio e/ou seus níveis de progesterona caem muito, seus níveis de estrogênio e progesterona ficam desequilibrados e você desenvolve dominância de estrogênio. A dominância de estrogênio é um problema comum que pode levar a sintomas pré-menstruais (TPM), endometriose, infertilidade, ondas de calor, cólicas menstruais, diminuição da libido, seios fibrocísticos, miomas uterinos, cistos ovarianos, ganho de peso, fadiga, dores de cabeça, depressão, desequilíbrios de humor, névoa cerebral, problemas de tireóide e câncer. A dominância do estrogênio também pode afetar os homens e causar fadiga, insônia, confusão mental, ganho de peso, irritabilidade, alterações de humor, depressão, ansiedade e baixa libido.


”https://www.criesaude.com”alt=”Endometriose sintomas & Tratamentos Naturais /Endometriose sintomas

E ainda, podemos ter outros sintomas de endometriose, além dos citados na imagem acima:

-Fadiga crônica

-Alergias e consequentemente infecções crônicas!


”https://www.criesaude.com”alt=”Endometriose alimentos a evitar & Tratamentos Naturais /Endometriose alimentos a evitar

-Entre outros:

-Função do sistema imunológico. Mulheres com endometriose tendem a ter funcionamento mais baixo sistema imunológico, como consequência.

-Exposição a dioxinas. Algumas pesquisas sugerem uma ligação entre a exposição a dioxinas (TCCD), que surgem muito frequentemente ao aquecermos plásticos, podendo ser detectada e removida na clínica.


Como diagnóstico diferencial de Endometriose, podemos ter:

Miomas principalmente, a seguir DIP, ou Doença Inflamatória Pélvica, além de outras causas como câncer e diversas outras manifestações abdominais, frequentemente como apendicite, ou outras. Em resumo na Endometriose, as menstruações são intensas e muito dolorosas, além de ocorrer muita insônia, entre outros.


A depender do local de instalação e extensão da massa endometrial, ocorre a referida dor local, daí também a importância de vermos qual o estágio da doença:

Quatro estágios são classicamente estabelecidos na endometriose:

  • Primeiro corresponde a lesões locais, ou peri uterinas menores de 5 cm.

  • Segundo corresponde a lesões locais, ou peri uterinas maiores de 5 cm.

  • Terceiro corresponde a lesões que se espalharam pela cavidade pélvica.

  • Quarto corresponde a lesões que se espalharam pela cavidade abdominal, ou a ultrapassaram. No Ultrassom podemos ter uma noção da extensão do processo, de acordo com os sintomas, aqui no caso orientando ao útero e seu entorno. O repouso é bom e importante, mas infelizmente não resolve a questão, pois vários desajustes estão presentes e devem ser sanados!


”https://www.criesaude.com”alt=”Endometriose alimentos recomendáveis & Tratamentos Naturais /Endometriose alimentos recomendáveis

Endometriose e Tratamentos Naturais:

Ao se estabelecer o quadro clínico, corroborado com dados laboratoriais e avaliação energética, para confirmação, podemos optar por um, ou mais suplementos, após também a correta orientação das disposições psiquico-emocionais, que podem ser corrigidos pela homeopatia e ainda deverão ser investigadas, juntamente com as disposições hormonais, com a correta suplementação por hormônios bioidênticos, ou fito hormônios:

1.Vitaminas do complexo B, são importantes para desintoxicação, a digestão de proteínas, e muitas outras funções vitais nas células que podem aumentar a energia e diminuir a dor.

2. ácido fólico.

3. vitamina B-12.

4. vitamina C por dia, em doses divididas.

5. zinco,

6. magnésio.

7. CoQ10.

8. acetil-L-carnitina entre outros, além da própria progesterona.


Tratamentos complementares

A depender de cada caso podemos também utilizar técnicas de reprogramação interna, onde a pessoa terá a oportunidade de auto-gerenciar seu estado emocional, o que repercutirá positivamente no organismo inteiro, além de adequar o hábito alimentar.

 Existem relatos clínicos e dados científicos de melhora da evolução dos quadros de Endometriose através da associação da medicina integrativa.


Referências:

id=mUIrfIcsX1IC&pg=PA110&lpg=PA110&dq=orthomolecular+approach+for+endometriosis&source=bl&ots=UOLyjQl6UK&sig=DkkFiTv3v5giST9vLRV1be48keA&hl=pt-BR&sa=X&ved=0ahUKEwiH7bqNytnKAhVF4SYKHaNhCSAQ6AEIhQEwCQ#v=onepage&q=orthomolecular%20approach%20for%20endometriosis&f=false

Acessados em 07-08-2023 22:00hs

Comments


bottom of page