Desde o surto da doença coronavírus 2019 (COVID-19), pessoas acometidas pela mesma, relataram certas disfunções, mesmo após o desaparecimento dos sintomas da COVID-19. Na prática clínica, as pessoas perceberam mais frequentemente diminuição, ou até ausência de olfato e/ou paladar.
Por outro lado, médicos notaram que muitos pacientes graves ou criticamente doentes com COVID-19 desenvolveram manifestações clínicas típicas de choque, incluindo extremidades frias e pulsos periféricos fracos, mesmo na ausência de hipotensão evidente.
Graças ao diagnóstico complementar conseguimos eliminar os fatores desencadeantes e fortalecer o organismo como um todo. E também vamos ver nesse artigo como é possível detectarmos os fatores predisponentes e conciliarmos a Síndrome Pós-Covid aos Tratamentos Naturais.
O que é a condição pós-COVID-19?
A condição pós-COVID-19, também conhecida como COVID-19 longo, refere-se a sintomas de longo prazo que algumas pessoas apresentam após terem tido COVID-19.
Esses sintomas podem persistir desde a doença inicial ou desenvolver-se após a recuperação. Eles podem também ir e vir em recaídas com o tempo. Os sintomas mais comuns associados à condição pós-COVID-19 incluem:
Fadiga,
Falta de ar
Disfunção cognitiva (por exemplo, confusão, esquecimento ou falta de foco ou clareza mental).
A condição pós-COVID-19 pode afetar a capacidade de uma pessoa realizar atividades diárias, como trabalho ou tarefas domésticas.
problemas de memória, concentração ou sono
tosse persistente dor no peito dificuldade para falar
dores musculares
perda de olfato ou paladar
depressão ou ansiedade
febre
Dor de cabeça
Dores articulares
Disfunção erétil
Rash cutâneo, ou enrubescimento
Disfunções menstruais
Diarreia entre outros.
Ser vacinado previne a condição pós-COVID-19?
As vacinas que usamos hoje visam prevenir doenças graves e mortes por COVID-19. Porém, não há evidências de ação das vacinas em sintomas prolongados de Covid, ou consequências da COVID-19 mesmo após serem vacinados.
Como a condição pós-COVID-19 afeta crianças e adolescentes?
As crianças pequenas com COVID-19 apresentam principalmente sintomas respiratórios e são mais propensas a procurar cuidados médicos de longo prazo devido a tosse persistente. Crianças com condição pós-COVID-19 também têm maior probabilidade de apresentar fadiga, alteração do olfato e ansiedade do que crianças saudáveis.
Como a condição pós-COVID-19 afeta adultos e idosos?
Adultos e idosos podem ter além de terem as condições anteriormente citadas, também tendem a uma maior incidência de micro tromboembolismos periféricos, em função disso agravam-se predisposições como:
AVC ou derrame
Infarto
Trombose periférica
Dores crônicas
Fadiga e indisposições em geral
Baixa resistência às infecções em geral
Disfunção cognitiva e, ou de memória entre outros
Síndrome Pós-Covid e Tratamentos Naturais: aqui apenas algumas sugestões a serem confirmadas em consulta:
Apoiando a função mitocondrial ou “a fonte energética da célula”:
Vitaminas B – Foi demonstrado que várias vitaminas B desempenham um papel crítico na função das mitocôndrias, como a biotina e a vitamina B-12. As vitaminas B são antioxidantes altamente especializados e aumentam a síntese de outros antioxidantes fortes, como a glutationa.
Ácido alfa-lipóico – Foi demonstrado especialmente que o ácido alfa-lipóico melhora a disfunção mitocondrial no cérebro e pode melhorar a capacidade cognitiva.
Coenzima Q10 — A coenzima Q10 (CoQ) não é apenas um antioxidante, mas também um componente essencial para a cadeia de transporte de elétrons dentro da mitocôndria. Por outras palavras, sem CoQ10, não há síntese de ATP e, portanto, mitocôndrias defeituosas.
Melhorando o Terreno Biológico:
Vitamina C - Ação anti radicais livres e restaurador da glutationa
NAC - acetilcisteína: Ação anti radicais livres, restaurador da glutationa, quelante e epigenético
Minerais: Zinco, cobre, selênio, iodo, magnésio, enxofre entre outros
Atuação epigenética:
Vitamina B12 e ác. fólico
Ácidos graxos essenciais; EPA, DHA, ômegas
Aas :
L-Carnitina – A L-carnitina é produzida pelo corpo, mas também pode ser encontrada na carne vermelha. Este aminoácido está envolvido no transporte de compostos e também estimula a produção de glutationa.
Lisina, glutamina, glicina
Fitoterápicos: coentro, guaçatonga, guaco, espinheira-santa, alecrim, sálvia, louro, quebra-pedra, própolis, orégano, hortelã, eucalipto, poejo, menta entre outros.
Referências:
Comments