top of page

Gota & Tratamentos Naturais

Gota é um tipo de artrite que ocorre quando o excesso de ácido úrico acumula-se no organismo, causando a formação de cristais nas articulações tornando-as inflamadas. Por outro lado, a maior parte das artrites em geral concorrem com o acúmulo de ácido úrico também.

Gota e Diagnóstico Diferencial: Podemos incluir aqui duas principais: a Artrite Séptica, ou infecciosa e outra condição bem similar é a Condrocalcinose, ou Osteoartrite (OA) ou ainda CPPD, que reflete uma situação onde os sinais de osteoartrite são os mais aparentes e também denominada, de Artropatia por Pirofosfato.

Recomendações Gerais para Gota: -Primeiramente eliminar os alérgenos potenciais,incluindo carnes principalmente, mas também lácteos, assim como trigo , ou glúten, além de milho, conservantes e outros. O teste para sensibilidade alimentar é realizado na clínica, ainda na 1ª consulta. - Importante: - Evite alimentos refinados, como pães brancos, massas e açúcar. - Coma menos carne vermelha e carnes mais magras, prefira peixes de água fria, e ou tofu, ou ainda feijão. - Evitar os alimentos que contenham oxalato, de acordo com a clínica e a avaliação energética, como: chocolate, bem como chá preto entre outros.

Recomendações Alimentares na Gota: - Incluir alimentos ricos em magnésio e pobre em cálcio, de acordo com a clínica e a avaliação energética, tais como: a cevada principalmente, mas também, farelo e aveia e soja e abacate, entre outros - Restringir principalmente purinas em sua dieta, como: carnes, doces e fermentos. - Use óleos alimentares saudáveis, tais como azeite ou óleo vegetal virgem - Evitar a desidratação, pois muitas vezes pode desencadear um ataque de gota. - Exercitar pelo menos 30 minutos por dia, em cinco dias da semana, se possível, ou ver a melhor palmilha, para também evitar cervicalgia, ciatalgia e ou lombalgia. - Evite açúcar e refrigerante, assim sendo é fundamental cuidarmos dos fatores predisponentes da Obesidade em primeiro lugar. [/caption]


Terapia com Suplementos:

Indicados a partir de dados obtidos pela clínica, exames complementares e corroborados pela avaliação energética. Aqui apenas alguns exemplos: - Ácido Fólico principal - Magnésio quelato secundário - EDTA sódico secundário - B12 secundário - ômega 3 secundário - Cobre Quelado e finalmente e muito importante - Colchicina entre outros


Tratamentos Complementares:

Aqui apenas alguns exemplos: - Chá verde (Camelia sinensis) e ou - Unha de Gato (Uncaria tomentosa) e ou - Extrato de cúrcuma (Curcuma longa), entre outros.


Homeopatia

Indicados a partir de dados obtidos pela clínica, exames complementares e respaldados pela avaliação energética. Aqui apenas alguns exemplos: - Acônito no caso de início súbito de dor em queimação, e que vêm depois de um choque ou lesão. - Colchicum especificamente para gota úrica - Rhus toxicodendron para dor que melhora com o calor e movimento, entre outros. Assim como em qualquer doença crônica vale a pena lembrar a importância de cuidarmos do Sono, principalmente, mas também da Alimentação, da Atividade Física e fatores posturais, ou mesmo da Sexualidade.



Posts recentes

Ver tudo

Aids & Tratamentos Naturais

AIDS : O vírus que pode ser visto ou não em pessoas com HIV, pode também permanecer latente, numa forma hibernante, sem dar as manifestações da mesma AIDS - Existem fatores prevalecentes que explicam

bottom of page