Tireoide com disfunções, ou com desregulação hormonal, são extremamente comuns e repercutem em inúmeros aspectos do nosso dia-dia. Graças ao diagnóstico complementar conseguimos eliminar os fatores desencadeantes e fortalecer o organismo como um todo. E também vamos ver nesse artigo como é possível detectarmos os fatores predisponentes e conduzirmos a Tireoide aos Tratamentos Naturais.
A tiroide responde não apenas em função do comando dado pela hipófise, mas principalmente por todo um equilíbrio de fatores biomoleculares do organismo.
Através da palpação pode-se perceber alguma mudança no tamanho da Tireoide e assim estabelecemos a "Tireoide Tratamentos Naturais" eficazes
Uma vez constatada a alteração, então devemos realizar mais investigações para concluirmos o que ocorre:
Dentre as causas do hipertireoidismo podemos citar as primárias, que são as mais comuns e diretamente relacionadas com a tireóide, ou as secundárias, mais frequentemente decorrentes de questões psíquicas. Entre as primárias, podemos citar as intoxicações, que podem apresentar aumento da função glandular no início do quadro.
Os sinais de um hipotireoidismo podem incluir: - Ganho de peso e ou - Letargia e ou - Cabelo e unhas de má qualidade e ou - Pele seca e ou - Fadiga e ou - Mãos e pés frios ou estar friorento e ainda - Prisão de ventre No entanto, algumas das condições que você pode não associar com a sua tireoide incluem: - Colesterol alto e ou - Menstruação irregular e ou - Baixa libido e ou - Doença das gengivas e ou - Retenção de líquidos e ou - Condições de pele como acne ou eczema e ou - Problemas de memória e ou - Baixa resistência e ainda - Dores e tensões entre outros.
Causas de Hipotireoidismo a serem investigadas:
Deficiência de ferro
Alterações hormonais diversas
Excesso de halogênios: Flúor, cloro, bromo,
Deficiência de selênio
Deficiência de Tirosina
Deficiência de B6 ou outras vitaminas
Havendo fatores bioquímico e moleculares de desajuste da tiroide, podemos cogitar a existência de doenças crônicas, como bócio ou nódulos e ou Câncer.Doença de Graves é a forma mais comum de hipertireoidismo.
Existem vários tipos diferentes de tireoidites incluindo:
- Hashimoto, ou hipotiroidismo imunomediada , e
- Subaguda, ou DeQuervain . Estes podem ser, inicialmente, associados com excesso de hormônio tiroidiano, mas geralmente evoluem ao hipotiroidismo. Disfunções para mais ou menos ocorrem também por:
- Consumo oral excessivo de comprimidos de hormônio da tireoide , ou ainda o consumo de carne moída contaminada, ou
- A amiodarona, isto é uma droga antiarrítmica, pode causar sobreatividade da tiroide inicialmente, mas a seguir baixa atividade.
CISTOS, NÓDULOS e CÂNCER
Correspondem a fases evolutivas da irritação local da tireóide, iniciando por cistos, progredindo a nódulos até o câncer, como disfunção mais severa.
Sempre ocorrem por inúmeros agentes que podem ser desde a presença de outros halogênios, além do iodo, como também metais tóxicos, agentes infectantes, disruptores endócrinos, entre outros.
Tireoide e Tratamentos Naturais via Suplementos:
Indicados a partir de dados obtidos pela clínica, exames complementares e corroborados pelo diagnóstico complementar e a avaliação energética . Antes de tudo, porém é preciso cuidar da alimentação e ou das adrenais e ou Desintoxicação de metais e ou cuidar do sono. Aqui algumas sugestões a serem confirmadas:
Ferro quelado - Iodo, na forma de lugol por exemplo e ou - B6 e ou - Vit. E e ou - B3 e ou - NAC e ou - Ác. fólico e ou - B12 e ou
- Checar intoxicações por halogênios e ou metais tóxicos - Selênio, Magnésio entre outros.
Tratamentos complementares
A depender de cada caso podemos também utilizar técnicas de reprogramação interna, onde a pessoa terá a oportunidade de auto-gerenciar seu estado emocional, o que repercutirá positivamente no organismo inteiro, além de adequar o hábito alimentar.
Existem inúmeros relatos clínicos e dados científicos de melhora da evolução dos quadros da tireoide através da associação da homeopatia e acupuntura. Claro que essas e demais possibilidades devem antes ser checadas através de dados clínicos, anamnese completa, além de exames complementares.
Referências:
http://orthomolecular.org/nutrients/vitamins.shtml - Secundário e ou
http://orthomolecular.org/nutrients/micronutrients.shtml - Secundário e ou
http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/030698779390198Y Principal e ou
http://articles.mercola.com/sites/articles/archive/2009/10/20/Signs-Symptoms-and-Solutions-for-Poor-Thyroid-Function.aspx Principal e ou
http://articles.mercola.com/sites/articles/archive/2011/02/26/dr-john-lowe-on-thyroid-disease-part-1.aspx Principal e ou
http://citeseerx.ist.psu.edu/viewdoc/download?doi=10.1.1.358.2537&rep=rep1&type=pdf Principal e ou
http://orthomolecular.org/nutrients/proteins.shtml Secundário e finalmente
Acesso em 14-2-2024 às 16:00hs
Comentários