top of page

Trombose e Tratamentos Naturais

Trombose : É uma aglutinação de células sanguíneas, que leva a dificuldade na circulação e pode ocasionar a tromboflebite.


”https://www.criesaude.com”alt=”Trombose e Tratamentos Naturais: imagem do sistema circulatório em membro inferior e com detalhe do trombo

O que é tromboflebite?

É um problema circulatório que se desenvolve quando um coágulo de sangue diminui a circulação em uma veia, superficial, ou profunda. Ocorre principalmente nas pernas.


”https://www.criesaude.com”alt=”Trombose e Tratamentos Naturais: mulher com tromboflebite

O nome dá uma dica sobre o que é: "trombo" significa coágulo, e "flebite" significa uma veia com inflamação ou o inchaço e a irritação que acontece como resultado de uma lesão. Já com a tromboflebite, uma veia bloqueada na perna fica inchada, irritada, e até mesmo duro ao toque. A maioria dos casos que envolvem as veias superficiais das pernas começam a resolver por si só em uma ou duas semanas. Em casos raros, estas veias bloqueadas podem levar a infecções e danos no tecido a partir da perda de circulação saudável.

Quando as veias mais profundas da perna estão envolvidos, há riscos maiores. Uma parte do coágulo pode se soltar e entrar na corrente sanguínea, viajar muito longe do local da lesão e causar sérios problemas. Se o coágulo alcança o coração ou os pulmões desenvolve-se um bloqueio da circulação, o que pode até causar a morte. Nos casos mais graves, as pessoas com tromboflebite necessitam ser tratadas com drogas para "dissolver" do coágulo, para diminuir o edema, e tratar a infecção, que pode desenvolver-se.


Fatores de Risco para Trombose:

  • Estar com sobrepeso ou obesidade, o que coloca mais pressão nas veias das pernas e da pélvis  

  • Tomar ACO ou qualquer terapia hormonal  

  • Ter mais de 40 anos de idade  

  • Ter histórico familiar de TVP ou qualquer outro distúrbio de coagulação sanguínea  

  • Ter câncer, doença inflamatória intestinal ou doença cardíaca  

  • Ser fumante  

  • Ter uma lesão que danifica as veias, como uma fratura óssea  

  • Ter dois ou mais desses fatores de risco multiplica o risco

  • A pandemia de COVID aumentou o risco de TVP Enfim, o sangue ficando parado, favorece a formação de coágulos. Podem também ocorrer com repouso após uma cirurgia extensa, o fator mecânico é um, mas há o fator inflamatório local, por exemplo. se tiver tido um trauma ou placa de ateroma e ainda agravado pelo fator bioquímico, Por outro lado, se a pessoa faz uso de ACO (anticoncepcional oral), ou ainda se fuma. Veias varicosas também podem causar tromboflebite, como uma complicação de tubos intravenosos ou IVs. Em mulheres grávidas ou logo após o parto.


De todos os fatores alimentares o mais prejudicial é o consumo de carnes, principalmente a de porco e carne vermelhe e massas, principalmente com glúten. Ambos sendo agravados pelo sedentarismo.


Trombose e Tratamentos Naturais:

Entre outros, suplementação diária com 5 mg de ácido fólico, 0,4 mg de hidroxicobalamina, e 50 mg de piridoxina (B6) reduzem os níveis de homocisteína em doentes com trombose venosa, assim como em indivíduos de controlo saudáveis.

  • Citrato

  • Acetato

  • Ômega 3, são apenas algumas sugestões a serem confirmadas em consulta.


Demais Tratamentos (Técnicas Complementares):

Terapia com Suplementos; Acupuntura; Homeopatia Existem inúmeros relatos clínicos e dados científicos de melhora da evolução de quadros de Trombose e Tromboflebites através da associação da homeopatia e acupuntura, devendo ser usadas sob a supervisão, e/ou consulta de um profissional de saúde qualificado.

Quando as causas exatas das doenças acabam não sendo totalmente conhecidas:

sabemos que além do aumento da Permeabilidade Intestinal, que acaba promovendo o deslocamento de bactérias dos intestinos à circulação, sem falar da importância da destoxificação

E ainda podemos incluir relações com:o Sono, a Alimentação, a Atividade Física, o Terreno Biológico do qual o Fator pH é uma das variáveis, acúmulo de metais tóxicos, o Eixo e a Sexualidade. outros fatores também podem agravar incluindo drogas, irritantes químicos, metais tóxicos e irritantes ambientais. Todos esses fatores serão checados em consulta.


Referências:

Acessados em 10-6-2024 22:00hs


Comments


bottom of page