DORT (Doença Ocupacional Relacionada ao Trabalho), ou LER (Lesão por Esforços Repetitivos) no ambiente de trabalho são enganosamente perigosas. Mas, graças ao diagnóstico complementar conseguimos eliminar os fatores desencadeantes e fortalecer o organismo como um todo. E também vamos ver nesse artigo como é possível detectarmos os fatores predisponentes e conciliarmos a DORT aos Tratamentos Naturais.
DORT ou LER tendinites em geral se desenvolve lentamente E em geral DORT cursa com poucos sintomas nos estágios iniciais. Assim, por exemplo, ao darmos os cliques em um mouse de computador, estamos causando "micro" danos e consequentemente lesões repetitivas em nossos músculos principalmente, mas também em tendões e nervos e então mesmo sem perceber tornando-se algo cumulativo.
Geralmente recebiam o nome da profissão onde foram identificados. Por exemplo, 'Joelho de empregada doméstica', 'Ombro de pedreiro', Entorse de lavadora', Paralisia de baterista' Polegar de encanador, Mão de tocador de flauta, Pulso de costureira entre outros.
O que podemos fazer num Dort ou Ler? A DORT pode incluir praticamente qualquer tendão, músculo ou articulação do corpo. Mas, a maioria ocorre na parte superior do corpo, mais especificamente, nas mãos, braços, cotovelos, ombros, costas e pescoço. Lesões por esforços repetitivos podem ter desde sintomas leves como fadiga e fraqueza até mesmo dor debilitante que é nítida, grave e incapacitante
Quais as possíveis causas das lesões por DORT, ou esforços repetitivos?
Em 1985, a Organização Mundial da Saúde (OMS) relatou que as causas dos acidentes de trabalho eram multifatoriais. Isso significava que essas lesões eram consequências da exposição do trabalhador a uma série de fatores de risco e não a um único. Os fatores de risco observados incluíram;
repetição,
força,
vibração,
postura estranha,
fatores organizacionais
fatores ambientais, por exemplo, calor e frio.
Claro que para que ocorra a lesão, existe o papel fundamental do fator intrínsico, ou energético e biomolecularde de cada e entre tantas outras podemos citar:
1. Desajustes biomoleculares, bem como
2. Alterações telúricas locais
3- Carência de bem estar psíquico-emocional,
5- Depressão
6- Burnout entre outros.
Sendo que todos esses podendo ser tratados em consulta, pela suplementação, ou ainda homeopatia entre outros. Pois, se não houver tratamento, todos esses irão levar a um ciclo vicioso de tensão local excessiva e repetitiva. agravando os sintomas e os sintomas, por sua vez, agravando a lesão.
Quais as doenças decorrentes de DORT ou esforços repetitivos?
As mais comuns são: tenossinovites, assim como tendinites e ainda epicondilite, bem como síndrome do túnel do carpo, muitas vezes bursites, bem como dedo em gatilho e alterações posturais, sem contar mialgias.
DORT ou LER tendinites manifestam-secomo na Síndrome do Túnel do Carpo (STC, ou CTS): onde a lesão ocorre quando o suprimento nervoso para a mão está "apertado", ao nível do punho, levando a dor, com dormência e formigamento em alguns dos dedos polegar e principalmente, mas não exclusivamente do lado afetado. CTS é comum no local de trabalho em particular com os indivíduos que trabalham em computadores.
DORT ou LER tendinites comuns no Trabalho:
- A dor em queimação é importante, mas principalmente fraqueza ao redor do cotovelo e antebraço são característicos dos portadores de epicondilite.
A Tendinite pode ocorrer com qualquer tendão do corpo, mas é mais comumente encontrado na região do ombro (manguito rotador). Esta é uma lesão muito comum em muitos locais de trabalho e pode eventualmente se transformar em problemas mais debilitantes, como ombro congelado, que pode ser extremamente doloroso.
Dores de cabeça tensionais, outro problema extremamente comum no local de trabalho. São geralmente causadas por esforço repetitivo na parte superior das costas e músculos do pescoço e pode causar bastante dor e diminuição da produtividade do trabalho.
DORT ocorre por exemplo devido a nossa postura no computador, ou com qualquer trabalho que nos obriga a trabalhar com as mãos e os braços na frente do nosso corpo por longos períodos de tempo e assim ocorrem LER tendinites.
Como ajudar a impedir as lesões por DORT:
Além de corrigir a postura de tempos em tempos devemos cuidar da alimentação.
É isso mesmo, comer corretamente pode realmente ajudar seu corpo a minimizar os efeitos da inflamação.
Obter uma variedade de frutas e legumes e beber muita água de boa qualidade.
Algumas coisas fáceis de fazer são minimizar a sua ingestão de gorduras saturadas, ou açúcares refinados e principalmente pão e farinhas refinadas.
"DORT Tratamentos Naturais":
Devem ser prescritas de acordo com a clínica, exames e corroborados pela avaliação energética, aqui só alguns exemplos:
- Vitaminas B12, B6, B3, B2, B1, K2, D3, E, A, C
- Compostos enzimáticos como:
lipase, tripsina, quimotripsina, papaína, bromelina
- NAC, ALC, BCAA, treonina, prolina
- Sulfoadenosilmetionina, DMSO, MSM
- DEMAE ,algas
- Ômega 3, DHA
- Cromo, selênio, magnésio, potássio, entre outros
Tratamentos complementares
A depender de cada caso podemos também utilizar técnicas de reprogramação interna, onde a pessoa terá a oportunidade de auto-gerenciar seu estado emocional, o que repercutirá positivamente no organismo inteiro, além de adequar o hábito alimentar.
Existem inúmeros relatos clínicos e dados científicos de melhora da evolução das DORT com Tratamentos Naturais
Claro que essas e demais possibilidades devem antes ser checadas através de dados clínicos, anamnese completa, além de exames complementares.
Referências: -
http://www.dol.govt.nz/publications/nohsac/pdfs/technical-report-03.pdf - Principalhttp://www.orthomolecular.org/library/jom/1997/articles/1997-v12n02-p069.shtmlsecundáriohttp://www.articlesbase.com/wellness-articles/how-to-prevent-and-recognize- repetitive-strain-injuries-rsis-in-the-workplace-200032.html -
terciário, a seguirhttp://www.emedicinehealth.com/tendinitis -
http://www.complementarytherapy.com.sg/tendonitis.html e finalmentehttp://orthomolecular.org/nutrients/proteins.shtml -
Acessados em 14-2-2023 às 6:30hs
Commentaires