É um dos principais fatores que nos subtrai qualidade de vida e é fundamental para reabilitar o organismo ao combate das doenças crônicas e mentais. Mas, graças avaliação clínica juntamente com exames complementares e diagnóstico complementar conseguimos eliminar os fatores intoxicantes que desencadeiam os sintomas e assim fortalecemos o organismo como um todo. E também vamos ver nesse artigo como é possível detectarmos os fatores predisponentes, bem como conduzirmos a insônia aos Tratamentos Naturais.
É um fator que está relacionado ao equilíbrio de nosso eixo e a má qualidade da mesma repercute com vários sintomas :
Insônia: Caso haja a manutenção de um padrão não reparador do sono, com ausência da fase REM, isto é quando incidem sonhos, por exemplo, várias complicações orgânicas e psíquicas podem surgir: - Baixa performance - Lentidão - Perda de concentração - Riscos de depressão e ansiedade - Obesidade - Hipertensão - Queda da imunidade - Risco cardíaco - Risco de Diabetes
A causa mais comum da Insônia é quando nosso cortisol está fora de equilíbrio, que significa que é muito alta durante a noite. Cortisol deve estar alto na parte da manhã ao acordar e lentamente mais baixo durante o dia. No entanto, se você está estressado, o cortisol pode estar elevado à noite e manter sua energia elevada e então ocorre a insônia.
Insônia e Estresse
O estresse crônico esgota as adrenais e a tiroide e então isso pode resultar em Insônia: Se você tem uma queda da função da tireoide é mais provável que você tenha baixa função das glândulas suprarrenais. Elas trabalham juntas. Sua função da tireoide está intimamente associada à sua função adrenal, que está intimamente relacionada pela forma como você lida com o estresse. A pessoa estressada tem dificuldade em reduzir os níveis de cortisol e tiroxina resultando em insonia! Insônia e neurotransmissores: A maioria de nós estamos sob estresse, o que resulta em aumento dos níveis de adrenalina e cortisol e cortisol elevado tem um impacto negativo sobre a função da tireoide. os níveis de hormônio da tireoide caem durante o estresse, enquanto que você realmente precisa de mais hormonas da tiroide durante períodos de estresse.
Outro aspecto da Insônia é a higiene do sono, que é uma prática comportamental recomendada, para minimizar a insônia. Médicos pesquisadores avaliaram a higiene do sono de pessoas que se apresentam com insônia e outras condições, tais como depressão, e recomendaram práticas de higiene do sono, incluindo: - O estabelecimento de um horário de sono regular; - Se for descansar ou dormir durante o dia, é recomendável logo antes das refeições. - Limitar a exposição à luz nas horas antes de dormir; - Sair da cama se o sono não vier; - Não usar cama para qualquer coisa, mas apenas ao sono e sexo; - Evitar álcool, bem como a nicotina, cafeína e outros estimulantes, principalmente nas horas antes de dormir; - Ter um ambiente tranquilo e confortável de sono.
Fatores:
- Circunstanciais da Insônia incluem: tipo de colchão, posição da cama, ondas EM que influem localmente e etc, também podem ser investigados na avaliação inicial. Estes mesmos fatores interferem em nosso eixo.
- Segundo a MTC: Os tratamentos para insônia na medicina chinesa são adaptados ao tipo específico de insônia e geralmente incluem uma combinação de fitoterapia, acupuntura, modificações na dieta e no estilo de vida. Algumas síndromes de insônia comuns são:- Desarmonia coração-baço, ou Estagnação do Qi do Fígado, ou ainda Deficiência do Yin do Coração e do Rim, bem como presença de Muco-Calor e também a Anemia. A medicina chinesa reconhece muitos tipos diferentes de insônia, cada um com suas próprias causas e sintomas.
Insônia e Tratamentos Naturais:
Assim como em qualquer doença crônica vale a pena lembrar a importância de cuidarmos do sono, da alimentação, da atividade física, dos fatores pH, do eixo e mesmo da sexualidade. Indicados à insonia de acordo com a avaliação clínica de cada caso e com confirmação laboratorial e ainda corroborados com o diagnóstico complementar e avaliação energética para sabermos qual a opção certa em cada caso, aqui apenas alguns exemplos: Deficiências de várias vitaminas são conhecidos por estarem associados com a irritabilidade. Estes podem incluir: - Niacina, - Ácido pantotênico , - Tiamina, - Vitamina B67, - B6 e vitamina C. - L-teanina - Indução do sono GABA, - Se sobrecarga cerebral ou sono com ansiedade 5-HTP, - Triptofano ou Melatonina. - Minerais: ferro, lítio, magnésio, manganês, potássio, quelato. - Desintoxicação de metais pesados. - Corrigir hipoglicemia reativa e alergias alimentares - Extrato de Melissa Extrato de Valeriana Extrato Seco de Passiflora - Betaína - L-Glutamina - L-Taurina - Kawa-kawa.
Tratamentos Complementares:
A depender de cada caso podemos também utilizar técnicas de reprogramação interna, onde a pessoa terá a oportunidade de auto-gerenciar seu estado emocional, repercutindo também nos hábitos em geral desde o sono, bem como alimentares, o que beneficia muito o desempenho geral e mental.
Existem inúmeros relatos clínicos e dados científicos de melhora da evolução de quadros de Insônia com Tratamentos Naturais através da associação da homeopatia, ervas e acupuntura. Entre outras Ervas, podemos citar : Kawa-kawa, Astrágalo , Echinacea, Valeriana, Ashwaganda, Verbasco, Folha de oliveira, Tomilho. Claro que essas e demais possibilidades devem antes ser checadas através de dados clínicos, anamnese completa, além de exames complementares.
Na prática, em meu atendimento vemos também relações com: o Sono, a Alimentação, a Atividade Física, o Terreno Biológico do qual o Fator pH é uma das variáveis, acúmulo de metais tóxicos, o Eixo e a Sexualidade. outros fatores também podem agravar incluindo drogas, irritantes químicos, e intoxicantes ambientais como campos eletromagnéticos, além do aumento da Permeabilidade Intestinal, que acaba promovendo o deslocamento de bactérias dos intestinos à circulação, sem falar da importância da destoxificação. Todos esses fatores serão checados e corrigidos durante a consulta.
Referências:
http://orthomolecular.org/nutrients/vitamins.shtml http://orthomolecular.org/nutrients/micronutrients.shtml
American Psychiatric Association: Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders, Third Edition, Revised. Washington, D.C., American Psychiatric Association, 1987. Hanes: Health and Nutrition Examination Survey. U.S. Dept. of HEW Publication No. (HRA) 74-1219-1, Rockville, MD, 1974. Tucker DM et al: Nutrition status and brain function in aging. Am. J. Clin. Nutr. 52:93-102, 1990.
http://articles.mercola.com/sites/articles/archive/2010/10/02/secrets-to-a-good-night-sleep.as
http://orthomolecular.org/nutrients/proteins.shtml http://www.csom.ca/wpcontent/uploads/2013/01/Orthomolecular-Treatment-for-Insomnia-OMT-2009.pdf
Acessados em 23-3-2024 às 5:00hs
Comments