Hormônios são proteínas ou esteroides que são secretados, desempenhando vários papeis nas funções do corpo humano.
Um padrão hormonal disfuncional pode começar na adolescência ou até mesmo antes do nascimento. A gravidade dos problemas hormonais pode aumentar com a idade, mas não é o envelhecimento por si, que é a raiz do problema. Na maioria das vezes os efeitos cumulativos fisiológicos do stress levam ao rompimento dos ritmos naturais e mecanismos de equilíbrio dos hormônios, o que, eventualmente, compromete a saúde geral, bem como a saúde sexual e reprodutiva. Através das dicas sobre hormônios e tratamentos naturais vamos conhecer aqui as principais dicas e soluções a cada caso.
Hormônios e Respostas que interferem em seu equilíbrio hormonal:
• Estresse emocional • Estresse da dieta • Dor e / ou estresse inflamatório • Perda de emprego • Problemas financeiros • Problemas de relacionamento ou família • Comer uma dieta altamente processados, junk food demais ou fast food • Inflamação oculta da exposição a produtos químicos e toxinas em seu ambiente • Depleção de antioxidantes ou não consumir o suficiente de sua dieta • Muito trabalho Então, só depois de mudar seu estilo de vida e abordando sua função adrenal, você deve avaliar e equilibrar seus hormônios sexuais, o que é obtido graças ao sistema EIS em associação a biorressonância e demais dados. Um dos repositores hormonais mais indicados é o DHEA, que é um hormônio esteroide natural e precursor produzido pelas glândulas adrenais, e os níveis são geralmente muito baixos em pessoas com fadiga adrenal e problemas hormonais.
Se você fosse apenas medir os hormônios sexuais e, em seguida, substituí-los com a terapia hormonal bioidentica, você vai ter praticamente garantida a falha por não ter abordado as demais questões.
Então, primeiro devemos começar a tratar os problemas hormonais, fazendo mudanças de estilo de vida, incluindo: • Estratégias para lidar com os traumas emocionais atuais e do passado em sua vida. • Ouvir o seu corpo e descansar quando você se sentir cansada (isso pode incluir, durante o dia a tirar sonecas curtas) • Exercitar-se regularmente com um programa abrangendo: força, aeróbica, corrida, e alongamentos. • Comer uma dieta saudável em nutrientes como o indicado pela avaliação em consulta • Uma vez que seu estilo de vida tornou-se saudável, então, reavalie os seus hormônios adrenais e outros.É muito importante para dar esse passo porque adrenais enfraquecidas não permitirão que seus hormônios entrem em equilíbrio corretamente.
Hormônios e Tratamentos Naturais:
As terapias integrativas listadas abaixo foram investigadas para uso nos quadros de Reposição Hormonal em geral, mas devem ser usadas somente sob a supervisão de um profissional de saúde qualificado, lembrando que a melhor associação é a obtida através da análise individual associada aos dados clínicos e exames complementares .
Antes de pensarmos numa reposição, devemos avaliar clinicamente e laboratorialmente alguns parâmetros como:
Idade
Peso
Atividade física
Nível de estresse
Objetivo almejado (especialmente se relacionado ao acasalamento para constituir família), ou se for mais para desempenho, ou manutenção da jovialidade
Ferro
Estrogênio, Testosterona, Progesterona, Cortisol, T3, funções hipofisárias, entre outros, mas todos sendo principalmente salivares na fonte.
Globulinas carreadoras de hormônios (SHBG)
Presença de metais tóxicos
Magnésio, sódio, potássio, cálcio, iodo
B12 e ác. fólico
Dosagem de proteínas
Provas de funções hepáticas
Glicemia
Insulinemia
Homocisteína
Avaliação funcional global
Algumas opções naturais (a serem confirmados em consulta), podem incluir:
Fito hormônios
Linhaça
Inhame
Abacate
Chia
Maracujá
Tribulus
Maca peruana
Vitamina A
Vitamina E
Vit. D3
Marapuama
Catuaba
Prebióticos e probióticos
Frutas vermelhas
Hibisco
B12, ác. fólico, cisteína, Vit. C
Crisina
Lúpulo
DIM (DI-INDOL METANO)
Estrogênio, Testosterona, Progesterona, Cortisol, T3 bioidênticos entre outros
Demais Tratamentos (Técnicas complementares):
A depender de cada caso podemos também utilizar técnicas de reprogramação interna, onde a pessoa terá a oportunidade de auto-gerenciar seu estado emocional, repercutindo também nos hábitos alimentares positivamente, o que beneficia muito o desempenho geral.
Existem inúmeros relatos clínicos e dados científicos de melhora da evolução dos quadros de Reposição Hormonal através da associação da homeopatia e acupuntura. Claro que essas e demais possibilidades devem antes ser checadas através de dados clínicos, anamnese completa, além de exames complementares, incluindo o diagnóstico complementar.
Referências:
https://orthomolecular.org/library/jom/2008/pdf/2008-v23n04-p187.pdf
https://orthomolecular.org/library/jom/1979/pdf/1979-v08n03-p176.pdf
https://orthomolecular.org/library/jom/2008/pdf/2008-v23n02.pdf
Farida Sharan. Alternative and Complementary Therapies. April/May 1995, 1(3): 147-153. kalishresearch.com/a_female_hormone.html
Acesso 18-9-2023 19:00hs
Comments