top of page

Cálculo biliar & Tratamentos Naturais

Cálculo biliar é um rígido depósito que se formam dentro da vesícula biliar. Mas podem ser tratados pela suplementação, lembrando que parte dos cálculos não são removidos pela remoção da vesícula, pois são intra-hepáticos, daí a importância do tratamento, mesmo naqueles que se submeteram a cirurgia.


Biliar cálculo, ou colelitíase e suas Causas: Existem dois principais tipos de cálculos biliares: - Pedras feitas de colesterol, que são de longe o tipo mais comum, sendo que o cálculo biliar de colesterol não têm nada a ver com os níveis de colesterol no sangue. - Ou ainda com Pedras feitas de bilirrubina, que pode ocorrer quando as células vermelhas do sangue são destruídas, isto é, por excesso de hemólise, consequentemente isto leva ao excesso de bilirrubina na bile e então ocorre o cálculo.

Diversos fatores contribuem para desenvolver cálculos biliares: - Fracasso da vesícula biliar em esvaziar corretamente e isto é mais provável que aconteça durante a gravidez, ou com a obesidade principal, a seguir: Mulheres e obesas e principalmente em pessoas com mais de 40 anos de idade.


E ainda: - Diabetes, a seguir - Perda de peso rápida ao ter uma dieta com muito baixa caloria, ou após a cirurgia bariátrica e finalmente Receber alimentação através de uma veia por um período de tempo longo, isto é, alimentação intravenosa, entre outros.

Sintomas que podem ocorrer com a calculose biliar incluem: - Dor no abdômen superior ou médio superior direito, podendo se espalhar para as costas ou abaixo do ombro direito, principal, mas também - Febre e ainda - Amarelamento da pele e do branco dos olhos, isto é, icterícia entre outros

- Os sintomas de sedimentos na vesícula biliar incluem: - Indigestão e ou - Flatulência e principalmente - Dor periódica abaixo do lado direito da caixa toráxica, isto é hipocôndrio entre outros


A vesícula biliar pode ser danificada por: -Quantidades excessivas de gordura e óleo, mas sobretudo por -Preocupações e raiva excessivas, isto é Estresse.

Terapia com Suplementos:

Indicados de acordo com a Clínica, Exames complementares e corroborados pelo Diagnóstico complementar e avaliação energética. Aqui apenas alguns exemplos: - Sais de Epsom, isto é, sulfato de magnésio e ou - DHEA e ou 0,2 mg de pregnenolona em óleo de sésamo por suas propriedades de libertação lenta e ou – Vitaminas B6 e ou B9 e ou B12 e ou D3 e ou - Lecitina de Soja, além de: – Ác. Ursacólico e ou – NAC e ou – Quelar metais tóxicos e ou – ômega 3 e ou – Lipases e ou – Tripsina e ou – Bromelina e ou – Eliminação de cálcio insolúvel e finalmente – àc. málico entre outros[/caption]


Tratamentos Complementares:

Ervas coleréticas, isto é, que encorajam o fígado para segregar a bilis, são muito indicadas, entre outras: A tintura Dente-de-leão (Taraxacum officinale), 2-6 ml uma vez por dia e ou -Sementes de Cardo marianao (Sylibum marianum), uma dose equivalente a 70-210 mg de silimarina e ou -Alcachofra (Cynara scolymus), 150 mg três vezes por dia e ou -Açafrão (Curcuma longa) pó, 150 mg três vezes por dia e ou -Quebra-pedra (Philanthus niruri) pó, 150mg 3x ao dia entre outros.

Por outro lado, a homeopatia tem remédios que podem ajudar a dissolver o cálculo biliar e ou ajudar a parar de produzir. Aqui algumas: -Colocynthis 4× e ou -Ammonium bromatum 4× e ou -Atropinum sulfuricum 6× e ou -Veratrum album 6× e ou -Magnesium phosphoricum 6× e ou -Gelsemium 5× e ou -Passiflora incarnata 1× e ou -Chamomilla 3× e ou -Cuprum sulfuricum 6× e ou -Aconitum e ou -Chionanthus e ou -Chelidonium e ou -Berberis Vul e ou -Calcarea carb entre outros. Claro que essas e demais possibilidades devem antes ser checadas através de dados clínicos, anamnese completa, além de exames complementares, devendo-se incluir ainda, Diagnóstico complementar e avaliação energética, para indicação das melhores opções terapêuticas.


Embora a causa exata do Cálculo seja conhecida, sabemos que além do aumento da Permeabilidade Intestinal, que acaba promovendo o deslocamento de bactérias dos intestinos à circulação, outros fatores também podem agravar o quadro clínico incluindo: bactérias ou vírus, drogas, irritantes químicos e irritantes ambientais.

E ainda podemos incluir relações com:


Agendamentos:

Entre em contato conosco nos seguintes telefones: :

(11) 95321-1835 ZAP, ou 3889-0273


(Acessados em 13-2-2016 às 8:00hs)


bottom of page