top of page

Terreno Biológico: como recuperar a saúde


”https://www.criesaude.com”alt=”Terreno biológico/ Crie Saúde. Medicina Integrativa e Terreno biológico autores

Terreno Biológico e Saúde:

Nossa saúde depende da harmonia entre 2 fatores: o Terreno Biológico, ou meio interno e o Meio Externo, ou o que entramos em contato.

Claro que até podemos escolher o que vamos entrar em contato, mas de forma muito limitante. Por outro lado, o Terreno, ou Meio Interno, pode ser bem investigado e modificado, para favorecer nossa Saúde e ou Defesa, contra qualquer ataque.

Teoria do Terreno & Teoria Germinativa

Todo mundo fica doente de vez em quando. Mas, reparamos que algumas pessoas parecem pegar alguma virose a cada estação, ou ficam resfriadas com frequência. Enquanto que outras só ficam com gastrites de vez em quando… Ou ainda algumas pessoas se recuperam rapidamente, enquanto que outras lidam com tosse e ou fadiga, mesmo semanas depois de ficarem doentes.


Por que algumas pessoas são mais vulneráveis, ou predispostas ​​a infecções e têm mais dificuldade em se recuperar do que outras? Como você pode melhorar sua saúde e também reduzir o risco de infecções e doenças frequentes ou prolongadas? Compreender as Teorias Germinativa e do Terreno irá fornecer dicas fundamentais à sua saúde.


Neste artigo, vamos entender as diferenças entre as duas teorias. Você verá que nosso sistema de saúde moderno se baseia na teoria germinativa. O que se torna limitante, até pelos efeitos colaterais, por exemplo e bem mais oneroso, principalmente a longo prazo. Compartilharei minhas melhores dicas naturais para otimizar seu Terreno e então melhorar sua saúde e bem-estar.


Como é a Teoria Germinativa (PASTEUR):

1- Ela acredita que basicamente germes ou patógenos são os únicos vilões e estes é que podem levar a doenças. Sendo os patógenos basicamente microorganismos, como bactérias e fungos, e ou também não vivos, como vírus.

2- Acredita ainda que toda doença surge justamente pela exposição de germes fora do corpo. Ela apoia, infundadamente, que microorganismos, com forma e ou função fixas são as únicas grandes responsáveis. Ele argumenta, finalmente, que somente com a proteção contra germes e ou com a vacinação é que obteremos saúde.

3- A teoria germinativa foi posteriormente desenvolvida por Robert Koch e outros cientistas e que fundamentaram as principais bases da nossa saúde moderna (5, 6, 7, 8).


Postulados da Teoria do Terreno Biológico (BÉCHAMP):

1- Unicamente os germes em si não podem causar infecções e doenças. A menos que as condições do corpo o permitam, isto é, a predisposição.

2- Mas, um corpo intoxicado pode acabar sendo o campo de alimentação para o crescimento e a reprodução desses micróbios. E enquanto um corpo saudável, por sua vez é um mal hospedeiro.

3- Seu terreno é o seu ambiente interno, ou seja o meio de defesa e ou proliferação de germes. Um corpo intoxicado pode atrair germes patogênicos, justamente, por não poder se defender corretamente.

4- Acredita que a doença também pode acontecer devido a germes. Mas, principalmente dentro do corpo e suas condições, em vez de fora deles. E a depender do meio, mudam-se os germes também.

Explica ainda, que precisamos de microorganismos, na flora intestinal, por exemplo. Pois, eles podem realmente ajudar a desenvolver funções metabólicas importantes. E também ajudam nosso corpo, se fornecermos um ambiente saudável para eles. Enfim tudo a depender das condições internas.

5- Por outro lado, explica que um ambiente corporal prejudicial atrai doenças. E, para prevenir e ou combater doenças, precisamos criar condições internas corretas.

Apenas lembrando que nosso maior órgão imune é o intestino. Portanto, a manutenção dos germes corretos da microbiota, ou flora intestinal, possibilita a imunidade, assim como a saúde.

6- Finalmente tende a dar menos ênfase na morte de germes e ou do uso de antibióticos, ou meios esterilizantes. Em vez disso, a teoria do terreno encara os germes como um ativo importante. E também, para a construção de uma homeostase saudável no corpo (4, 9, 10).

• DIFERENTES “PEGADAS”, ou pontos de vista do Terreno Biológico a depender das diversas linhas, ou especialidades:

O Terreno Biológico de acordo com a Acupuntura – Medicina Chinesa:

• Em vista da medicina tradicional chinesa, o estado “saudável” é um status de equilíbrio relativo de Yin e Yang, para manter nossa homeostase corporal.

• Se houver estressores físicos e / ou psicológicos significativos, e ou persistentes, o corpo dificilmente poderá manter sua própria condição corporal equilibrada.

• E, posteriormente, entra em um estado de ” sub-saúde ”. Consequentemente, ocorre invasão de: ” Umidade-calor ”, ” Umidade-frio ” e ainda secura com calor e ou frio e principalmente vento interno. Todas estas, por sua vez, favorecem a instalação de agentes, ou microorganismos patogênicos.

• E manifestações clínicas como insônia, mal-estar e excesso de peso , entre outros, serão resultantes.

• Por outro lado, modificação do estilo de vida e busca de tratamento médico, podem impedir a evolução de uma doença.

• Caso contrário, o corpo entrará em um status de doença com uma constituição patológica. E esta então pode ser de deficiência e ou desequilíbrio de Yin ou Yang, “estase de sangue” e / ou inúmeras outras condições anteriormente citadas.


O Terreno Biológico e constituição de acordo com a Homeopatia:

– Constitucional significa aquilo que afeta o todo. Isto é, a composição ou estrutura natural inerente de uma pessoa ou coisa. Mas, também a maneira como algo é organizado em referência à sua composição, construção ou natureza. Enfim, aquilo que se relaciona com a saúde física e mental ou a estruturação interna.

• O termo constituição está intimamente relacionado à palavra diátese, que significa um distúrbio constitucional herdado ou adquirido. Portanto, pode haver disposições e doenças herdadas e adquiridas que afetam toda a constituição

• Por meio da observação, Hipócrates registrou as predisposições e sintomas de seus pacientes de acordo com os tipos biológicos mais comuns chamados de quatro temperamentos. Ele chamou essas constituições de temperamento: colérico, fleumático, sanguíneo e melancólico.

• As qualidades essenciais dos quatro temperamentos e ou quatro humores, que são: melancólico, fleumático, sanguíneo e colérico devem estar em equilíbrio. Pois, estão relacionadas aos quatro elementos, ou arquétipos: terra, água, fogo e ar, respectivamente.

• A ciência moderna diz que 80% do corpo humano é composto de fluidos, ou humores. E que são o meio da vida. A palavra humor relaciona-se então ao temperamento ou estado de espírito especificamente. Pois, essa é a raiz de declarações como: “ela está de mau humor” e ou “ele não tem humor”. Ou ainda “eles estão sem humor”.

• Os quatro principais fluidos, ou humores, são então: bilioso (biliar), fleumático (claro), sanguíneo (vermelho) e atrabilioso (preto). E cada um desses quatro humores tem consequentemente temperamentos e ou qualidades específicas:

• A bílis, por exemplo, que é amarela e terrena, tende a raiva, consequentemente a secura e ao calor.

• A fleuma, por outro lado é chorosa, úmida e fria.

• Já o sangue ou sanguíneo ardente é apaixonado, quente e úmido.

• E o atrabile é preto e arejado e é melancólico, frio e seco. Portanto:

• Perturbações desses humores produzidos por causas internas e ou externas geram, consequentemente síndromes, com sinais e sintomas específicos.


– Assim sendo, pela homeopatia, o Terreno Biológico pode ser classificado de acordo com os tipos constitucionais básicos, que são>>>


Diferentes constituições corporais e tem relação com as composições químicas do Terreno Biológico >>>

Assim sendo, cada tipo constitucional apresenta características físicas e funcionais próprias :


Carbônico, por exemplo, corresponde a indivíduos com tendência à obesidade.

• Tendem a ter dentes regulares brancos e quadrados. E ainda ângulo agudo leve entre o braço e o antebraço, ao estender. Geralmente são ordeiros, responsáveis e capazes.

• Podem responder a: Calc carb e ou Kali carb e ou Mag carb e ou Nat carb. Mas, também Graph e ou Carbo veg e ou Carbo anim, entre outros.

• Já o Fosfórico, por outro lado, tem diátese tuberculínica, isto é, tendem a desenvolver problemas hepáticos e ou pulmonares vicariantes. Em geral são pessoas altas, magras e delicadas. E ainda com longos dentes amarelos, mas bem ajustados. Geralmente ficam facilmente cansados.

• O braço forma uma linha reta perfeita quando esticado. Geralmente não gostam de trabalho árduo, mas são ordeneiros e meticulosos. Phosphorus e ou Ác. Phosphoricum e ou Kali Phos e ou Mag Phosph são os principais medicamentos correspondentes. >>>>

Fluórico, por sua vez é caracterizado por formações corporais irregulares desequilibradas. Tendem ao ângulo obtuso, com braço estendido. E dentes irregulares e mal ajustados.

• Em geral são desarrumados, mas astutos. Podem oscilar da santidade à maldade. Predispostos a doenças, como por exemplo: sistema nervoso, luxação das articulações, entre outros. Fluorum e ou Ácido fluórico e ou Calc fluor são os principais medicamentos. >>>>>>>

• Von Grauvogl, por outro lado, classificou as constituições como Oxigenóide, Carbo – nitrogenóide e Hidrogenóide, que dão outras características ao Terreno biológico:


Oxigenóide, por exemplo, pode ser visto como um tipo alternante do Fosfórico. Mas, é caracterizada pelo acúmulo de oxigênio com a conseqüente destruição dos tecidos. O corpo é fraco e, portanto, adoece com as mudanças de estação e ou clima.

• Acometidos principalmente em órgãos genitais e ou sistema nervoso central. O corpo é propenso a ulcerações, ou mesmo à auto-destruição. Tendem a ter manchas brancas nas unhas.

• Entre homeopatias temos:

• Calc fos e ou

• Ferr fos e ou

• Nat fos. Mas também

• Phos e ou

• Ácido Phosphor e ou

• Iod e ou

• Sil e ou

• Calc e ou

• Nat mur e ou

• Hell . E ainda

• Tuberc e ou

• Syph e finalmente

• Merc sol são os principais medicamentos.

Carbo nitrogenóide, por outro lado, seria um tipo Carbônico alternante. Mas, é caracterizada pelo excesso de carbono e nitrogênio e sofre de distúrbios do corpo e da mente. Com diminuição da absorção de oxigênio pelos tecidos.

• Podem evoluir ao eczema e também artritismo.

• Marcados por trabalho irregular no coração e ou pulmões e ou rins e ou fígado e pâncreas-baço principalmente. Homeopatias indicadas:

• Ars e ou Ars iod e ou

• Calc phos e ou

• Carbo veg e ou

• Hep e ou Iod e ou

• Kali bich. Mas também:

• Lach e ou Lyco e ou

• Natr mur e ou

• Sulph e ainda

• Zincum, por exemplo, são os principais medicamentos.

Hidrogenóide, finalmente é tipicamente um Fleumático. Caracterizam-se, portanto, pelo excesso de água no corpo. Eles agravam pela água e umidade e consequentemente são propensos a hidropisia e anasarca. E também tendem a tumorações do tipo benigno.

• São: lentos e ou cansados e ou sem vida e ou apáticos e ou pesados ​​e ainda indolentes. Enfim, tem metabolismo lento. Tendem a ser asmáticos e ou reumáticos e ou obesos.

• Sendo indicáveis:

• Ars e ou

• Dulc e ou

• Nat sulf . E ainda

• Phytolacca e ou

• Ácido Nit. Mas, também,

• Rhus tox e ou

• Thuja e ou

• Dig entre os principais medicamentos.


Devido a deficiência de energia circulante, o Potencial zeta fica menor. Consequentemente ocorre acúmulo de gordura.


VISÃO DO TERRENO BIOLÓGICO DE ACORDO COM A ORTO e BIO MOLECULAR e correspondente potencial zeta:

Nossos líquidos vitais fornecem majoritariamente o meio correto para todas as reações bioquímicas. E estas são necessárias aos nossos corpos e portanto e devem ser mantidos em equilíbrio para uma boa saúde. A energia correta circulante, por outro lado, é o fator que disponibiliza a dispersão de partículas e nutrientes às células.

Portanto, se nesse meio houver a manutenção de um correto potencial elétrico, então as reações bioquímicas processar-se-ão corretamente. E então, haverá sucesso a favor do metabolismo celular. Mas, caso contrário as reações químicas estarão favorecendo as doenças e a morte.

– Dentro do nosso organismo, então cada substância contem seu potencial elétrico. E este quando somados ao do meio circundante permitem aplicar um conceito de medida elétrica, mais conhecido como Potencial Zeta (PZ).

Assim sendo, o PZ correto, entre seres vivos, deve ser eletro-negativo, pois, consequentemente, possibilita-se haver a fluidez. Isto é, para favorecer a condução correta do sangue e de seus nutrientes até as células. E ainda a depender do PZ, isto é, quando eletronegativo, ocorre a desintoxicação e também a otimização do DNA.

Por outro lado, caso este potencial tenda a se tornar menor, i.e., menos eletro-negativo, haverá a nítida preponderância de fatores patogênicos. Como, por exemplo:

• Oxidações,

• Maior coagulabilidade sanguínea,

• Estagnações. Mas também,

• Inflamações

• Infecções e finalmente a

• Morte celular, entre outros.


– Claro que a eletronegatividade sozinha não é a única determinante da saúde ou doença. Mas, antes, ela é a resultante de interações com outros parâmetros fundamentais e igualmente presentes, no sangue, como, por exemplo:

• Quantidade e qualidade das proteínas, das partículas coloidais e das células em circulação.

• pH que, por sua vez, depende também:

• do nível de CO2 no organismo,

• do índice glicêmico. Mas também

• Tipos e quantidade de sais presentes em circulação

• da atividade de órgãos como pulmões e rins, entre outros.

Relação entre pH e rH2 sanguíneo ao longo de nossas vidas. (18)

– rH2, ou: Potencial eletroquímico, ou potencial de redução . É outro ítem fundamental:


Variação de rH2 da água ou Nível de Oxido-Redução, por Vincent (19).

Porém, para que todos estes parâmetros estejam bem distribuídos, há a dependência do volume de água circulante, ou seja, da diluição.

Com estes parâmetros é possível avaliar, por exemplo, qual a situação de saúde e ou qual a tendência de adoecimento. E ainda qual a melhor conduta e ou como está sendo a resposta ao tratamento em cada caso.


Conclusões :

Sabemos que sistema imunológico é fundamental para a defesa. Mas precisamos dar condições para que o sistema imunológico possa se fortalecer e se corrigir. Isto é, nosso meio interno deve estar propício para tanto.

• Por outro lado, a depender das condições internas podemos facilitar ou dificultar a instalação e proliferação de microrganismos e doenças. E isto por si só acaba tendo uma influência ainda maior que todo o sistema imune, para a defesa.

Portanto, vários parâmetros podem favorecer o bem-estar geral ou a instalação de doenças, a depender das condições do Terreno Biológico fundamentalmente. Os mais relevantes são:

• Potencial de óxido-redução,

• Concentração de correta de minerais ,

• Harmonia dos minerais presentes. Bem como a

• Integração entre os sistemas orgânicos e mental, a depender de hormônios e neurotransmissores, entre outros. E finalmente o

• pH do meio.

• Enfim, o entendimento sobre a constituição corporal de um indivíduo é muito importante. Juntamente com seus determinantes, como por exemplo, alimentação saudável e estilo de vida correto.

• Assim sendo, favorecemos a uma “auto-assistência médica”, isto é, auto-observação. Pois, ao sermos mais proativos e holísticos seremos justamente individualizados e muito mais auto-suficientes.

◦ E como em qualquer situação crônica, vale a pena frisar a importância de cuidarmos principalmente do:

◦ Sono . Bem como da

Alimentação. Mas, também da

Atividade Física . E ainda dos

Fatores pH e ou do Eixo . E também da

Sexualidade.

• Principalmente, várias opções naturais podem ser úteis, como, por exemplo ainda: acupuntura sem agulhas e ou homeopatias entre outros.

• Portanto, para obter mais instruções corretas sobre como usar estes e ou outros métodos de tratamento igualmente eficazes, agende sua consulta aqui.

Como e ou onde e ou quando e ou porque, tire suas dúvidas conosco: ZAP 11 95321-1835.

Agendamentos:

Entre em contato conosco nos seguintes telefones: 11- 3889-0273 e ou 95321-1835.

Ou se preferir, mande um e-mail para clemen.hajian@gmail.com


Referências:

1. The theory of germs. Science, medicine, animals. Link Here secundário

2. Germ theory of disease. Link Here principal

3. Germ theory. Bibliodictionary. Link Here principal

4. The differences between germ theory, terrain theory, and the germ terrain duality theory. JOOJ Nursing and Healthcare. Link Here principal

5. Bryne Jp. Encyclopedia of black death. Link Here secundário

6. How Islam changed medicine. Link Here secundário

7. Henderson DA, Moss B. Small pox and vaccina. Vaccines. Link Here

8. Brief history of the snow era. Link Here secundário

9. What You Absolutely Need to Know About Your Biological Terrain. Institite for Restorative Health. Link Here principal

10. Rethinking Our Health Model. Link Here secundário

Tags:

constituição corporal, crie saude, Criesaude, Detox, diagnóstico complementar, diáteses, dr clement, equilíbrio interno, fatores patogênicos, origem das doenças, teoria germinativa, Terreno biológico, tratamento alternativo, tratamento com ervas, tratamento complementar, tratamento natural


Rua Sampaio Viana, 75 - Cjts.:607-608

Paraíso - São Paulo - SP

Fone: (11) 95321-1835 e 3889-0273

Ultimos Artigos

• Cálcio bom ou ruim e suas consequências na saúde 18 de janeiro de 2022

• Terreno Biológico: como recuperar a sua saúde 16 de junho de 2020

• Mitocôndrias e Saúde: aprenda a se fortalecer 9 de junho de 2020

• Estresse e Fadiga Adrenal e Dieta cetogênica 1 de junho de 2020

• Vícios causas e tratamentos naturais 24 de maio de 2020

• Formas naturais para tratar inflamações crônicas 13 de maio de 2020

Mais Links

TRATAMENTOS

DIAGNÓSTICO

NOVIDADES

© Copyright Dr. Clement Hajian CRM-SP : 62.830

Posts recentes

Ver tudo

Aids & Tratamentos Naturais

AIDS : O vírus que pode ser visto ou não em pessoas com HIV, pode também permanecer latente, numa forma hibernante, sem dar as manifestações da mesma AIDS - Existem fatores prevalecentes que explicam

bottom of page