Fadiga é uma das queixas mais comuns que levam os adultos a consultórios médicos. A boa notícia é que graças aos conhecimentos atuais em termos de suplementação, associada a avaliação clínica e laboratorial e ainda mais corroborados pelo diagnóstico complementar , poderemos então detectar as causas e a Fadiga em si com métodos e receitas Naturais.
Fadiga, algumas de suas causas são óbvias, como: Falta de sono ou uma doença médica, mas muitos outros são mais difíceis de identificar, como por exemplo: Depressão ou ansiedade, e ou Excesso de trabalho, e ou Vida sedentária e finalmente Fatores nutricionais, ou mesmo medicamentos entre outros - A fadiga pode ainda ser devido a várias outras causas, tais como: - Infecções e ou - Deficit do Eixo Hipotálamo-Pituitário Adrenal, isto é, HPA e ou - Pressão Arterial Baixa e Tonturas, ou Hipotensão e ou - Deficiência Nutricional e ou - Insuficiência cardíaca congestiva, e ou - Hipotireoidismo e ou - Diabetes e ou - Perturbações do sono e finalmente - Envelhecimento .
- Correlações com a síndrome de fadiga crônica:
- Fibromialgia, e ou
- Baixa de oxigênio, e ou
- Problemas intestinais, e ou
- Depressão e finalmente
- Dores musculares e articulares entre outros
Das causas de fadiga a principal relaciona-se a deficiência das adrenais, em geral devido a um estresse crônico, ou ainda - Excesso de trabalho e ou - Excesso de exercício e ou - Privação de sono e ou - Entre as infecções destacam-se: - Vírus Epstein-Barr, também conhecida como mononucleose - Herpesvírus humano 6, comum em pacientes com AIDS ou em receptores de transplantes, ou usuários de imunossupressores - HIV e coronavírus por COVID-19 entre outros.
Se há Fadiga é fundamental vermos qual o momento que incide:
Se for pontual, num determinado momento é mais relacionado com as adrenais
Se for o dia todo é mais real acionado com a tireoide e então sempre:
comer corretamente para ter a energia correta. Mas,
tomar um multivitamínico aleatoriamente não vai garantir que você obtenha as vitaminas e minerais que você precisa, pois somente tendo exames em mãos e preferencialmente com a análise dada pelo diagnóstico complementar, poderemos estabelecer quais os suplementos serão melhor indicados. - Praticar exercícios ao sol pode ser uma ótima dica também.
Além da fadiga severa, outros sintomas podem incluir perda de memória e ou concentração mental e ou irritação e ou insônia e finalmente mal-estar pós-esforço, entre outros.
Fadiga e Tratamentos Naturais:
SUPLEMENTAÇÃO: Indicados a Fadiga de acordo com a avaliação clinica, exames complementares e corroborados pelo diagnóstico complementar e avaliação energética para sabermos qual a opção certa em cada caso, aqui apenas alguns exemplos: - Ácido fólico de 1 a 10 gr ao dia por 3 meses e ou - Vitamina B-12 2,5grms 3 a 4 x por semana por 3 a 4 meses e ou - Vitamina C de 10-15 gramas por dia, em doses divididas e ou - Zinco 30-45 mg ao dia de picolinato de zinco e ou - Magnésio quelato e ou - CoQ10 200-400 mg de 3 a 4 doses ao dia e finalmente - Acetil-L Carnitina 2 e ½ gramas ou mais, ao dia 3-4 vezes ao dia, entre outros.
Tratamentos complementares
A depender de cada caso podemos também utilizar técnicas de reprogramação interna, onde a pessoa terá a oportunidade de auto-gerenciar seu estado emocional, repercutindo também nos hábitos alimentares positivamente, o que beneficia muito o desempenho geral.
Referências: Principal http://articles.mercola.com/sites/articles/archive/2009/09/05/most-common-cause-of-fatigue-that-is-missed-or-misdiagnosed-by-doctors.aspx Principal - http://www.encognitive.com/node/1108 Principal http://www.restoreunity.org/syndrome_cronic_fatigue.html Principal http://orthomolecular.org/nutrients/fats.shtml - Acessados em 22-3-2015 às 5:00hs - http://orthomolecular.org/nutrients/proteins.shtml Secundário e - http://orthomolecular.org/nutrients/fats.shtml Secundário e - http://orthomolecular.org/nutrients/vitamins.shtml e Finalmente - http://orthomolecular.org/nutrients/micronutrients.shtml
(Acessados em 13-2-2023 às 8:00hs)
Comments