Envelhecimento e Tratamentos Naturais
- Clement Hajian

- 6 de jun. de 2023
- 5 min de leitura
Atualizado: 20 de ago.
Engloba mudanças: - psicológicas, sociais e físicas. Inúmeros fatores contribuem ao envelhecimento e que se sobrepõem ao envelhecimento natural. Mas, os fatores predisponentes podem ser detectados pela avaliação clínica e laboratorial e ainda corroborados pelo diagnóstico complementar, e assim podemos prescrever as melhores indicações de suplementos, ou ainda alimentos entre outros e consequentemente retardamos este processo, além de proporcionar inclusive bem estar físico e emocional, além de conduzirmos o Envelhecimento aos tratamentos naturais.

Envelhecimento
A manutenção correta de suplementos e alimentos, entre outros, de acordo com a avaliação clínica e laboratorial e corroborados pela avaliação energética permite antecedermos com a prevenção, isto é, antes que surja uma situação uma situação mais grave!
Exames laboratoriais: Glicemia, HbA1c, marcadores de estresse oxidativo, vitamina D, ácido úrico.
Restringindo AGEs, ou agentes glicantes podemos então aumentar a longevidade! O processo de glicação pode ocorrer tanto no alimento que você come, quanto dentro do seu corpo e não se limitam a dar: Doença cardiovascular, ou Alzheimer ou ainda Diabetes A limitação de açúcar, frituras, assados e excessos alimentares é uma das grandes chaves para a longevidade!! Pois, os AGEs destroem a sua sensibilidade hormonal! O acúmulo de AGEs cria inflamação também, que por sua vez progride à síndrome metabólica e diabetes tipo II.
Por sua vez, os desequilíbrios hormonais podem gerar além de - Envelhecimento acelerado, também - compulsão alimentar, além de - muita fadiga, ou ainda - depressão, ou estado depressivo, além de - perturbações digestivas e muitas outras queixas de saúde interferindo na relação Envelhecimento pelos Tratamentos Naturais.
Além dos fatores hormonais, podemos restabelecer outros mediadores que atuam em cada uma das 4 grandes fontes de envelhecimento: - Telomerase e Sirtuínas com suplementos como folatos e ou ervas como emburana e ou mulateiro e ou abiu e ou astragalo e ou honokiol e ou magnolol e ou ipê entre outros. E ainda podem ser combatidos: - Estresse oxidativo e ou - Glicação e ou - Sinalizadores de eliminação de funções e morte celulares entre outros
Fatores epigenéticos são escolhidos a superar inclusive o fator genético! Através da clínica e exames complementares.
Um tipo de envelhecimento bem conhecido e indesejado é o da pele, que depende inclusive da qualidade de sono e também da identificação e reposição dos fatores em falta e eliminação dos anti-nutrientes.
O equilíbrio de fatores é fundamental para a ação anti-aging, ou pelo menos para retardar o envelhecimento:

Açúcar elevado no sangue acelera o envelhecimento:
Com sinalização inadequada de insulina, o açúcar no sangue permanece elevado. Quando o açúcar no sangue permanece elevado por muito tempo, ele interage com enzimas e outras moléculas de proteína, criando substâncias perigosas chamadas Produtos finais glicolíticos avançados (AGEs). Os AGEs são altamente inflamatórios e destrutivos, pois danificam tecidos por todo o corpo, incluindo fibras nervosas e vasos sanguíneos. Esta é a razão das complicações neurológicas e cardiovasculares envolvidas no diabetes.
Metais tóxicos e envelhecimento/AGEs:
A exposição a metais como estrôncio, molibdênio, cobre, rubídio e cobalto está associada ao envelhecimento biológico acelerado, com efeitos sinérgicos de múltiplos metais sobre marcadores de envelhecimento e mortalidade.[1] Produtos finais de glicação avançada (AGEs) são influenciados por estresse oxidativo, que pode ser exacerbado por metais tóxicos.
Aterosclerose, infarto, AVC: O chumbo, cádmio e arsênio são fortemente associados à aterosclerose e risco cardiovascular, mesmo em níveis baixos de exposição. Estudos epidemiológicos demonstram correlação entre níveis sanguíneos/urinários desses metais e presença de placas carotídeas, estenose coronariana e aumento da espessura íntima-média carotídea.[2-3] O acúmulo de cádmio, chumbo, titânio e estrôncio no tecido cerebral também foi observado em pacientes com aterosclerose.[2]
Envelhecimento e Tratamentos Naturais:
Indicados de acordo com a avaliação clinica de cada caso e com confirmação laboratorial e ainda corroborados com o diagnóstico complementar para sabermos qual a opção certa em cada caso, aqui apenas mais alguns exemplos, com doses variáveis:
Antioxodantes como: resveratrol, NAC e aindaCoQ10,
Aminoácidos essenciais: Glutamina (integridade intestinal e regeneração), Arginina (perfusão), Lisina e Prolina (síntese colágeno).
Anti glicantes como aminoguanidina, vits. B6, B2, zinco, manganês
Reestruturantes como - Lycium barbarum , Achyranthes bidentata , - L-carnitina, BCAA, treonina, prolina.
Tratamentos Complementares:
A depender de cada caso podemos também utilizar técnicas de reprogramação interna, onde a pessoa terá a oportunidade de auto-gerenciar seu estado emocional, repercutindo também nos hábitos em geral desde o sono, bem como alimentares, o que beneficia muito o desempenho geral e mental.
Existem inúmeros relatos clínicos e dados científicos de melhora da evolução do Envelhecimento (Esclerose e Ação de Radicais Livres) através da associação da homeopatia e acupuntura, devendo ser usadas somente sob a supervisão, e/ou consulta de um profissional de saúde qualificado. Se você está lutando contra o vício do açúcar, eu recomendo homeopatia correta, ou ervas detectados pela bioressonância. Use o adoçante natural da erva estévia (um pó de cor verde, pois a folha é verde). Estilo de vida Anti-Envelhecimento: Meditação, a atividade física, alimentação correta, sono correto, vida sexual salutar e exercícios são todas as opções viáveis que podem ajudar você a manter o equilíbrio emocional e mental.
Apesar de uma vida inteira de exercício regular ser ideal, nunca é tarde para começar. Tem sido demonstrado que os indivíduos até aos 70 anos podem aumentar substancialmente a força e resistência com o exercício!!! Evite medicamentos - drogas farmacêuticas matam milhares de pessoas prematuramente a cada ano - como um efeito colateral esperado da ação da droga.E, se você aderir a um estilo de vida saudável, você provavelmente nunca vai precisar de algum deles em primeiro lugar. Como, onde, quando e porque, tire suas dúvidas conosco,
Na prática, em meu atendimento vemos também relações com: o Sono, a Alimentação, a Atividade Física, o Terreno Biológico do qual o Fator pH é uma das variáveis, acúmulo de metais tóxicos, o Eixo e a Sexualidade. outros fatores também podem agravar incluindo drogas, irritantes químicos, e intoxicantes ambientais como campos eletromagnéticos, além do aumento da Permeabilidade Intestinal, que acaba promovendo o deslocamento de bactérias dos intestinos à circulação, sem falar da importância da destoxificação. Todos esses fatores serão checados e corrigidos durante a consulta.
Referências:
1.
Associations Between Multiple Metals Exposure and Biological Aging: Evidence From the Dongfeng-Tongji Cohort.
Wang C, Hong S, Guan X, et al.
The Science of the Total Environment. 2023;861:160596. doi:10.1016/j.scitotenv.2022.160596.
Leading Journal
2.
Linking Metallic Micronutrients and Toxic Xenobiotics to Atherosclerosis and Fatty Liver Disease-Postmortem ICP-MS Analysis of Selected Human Tissues.
Baj J, Kowalska B, Barbachowska A, et al.
Nutrients. 2023;15(15):3458. doi:10.3390/nu15153458.
3.
Contaminant Metals as Cardiovascular Risk Factors: A Scientific Statement From the American Heart Association.
Lamas GA, Bhatnagar A, Jones MR, et al.
Journal of the American Heart Association. 2023;12(13):e029852. doi:10.1161/JAHA.123.029852.
- Dietetics, Ages products and Aging. Nutrients. 2010 December, 2 (12): 1247-1265
- http://citeseerx.ist.psu.edu/viewdoc/download?doi=10.1.1.358.2537&rep=rep1&type=pdf
Acessados em 22-7-25 às 20:00hs
.png)



Comentários