A febre traz muita preocupação especialmente em crianças, pelo fato de poder evoluir com crises convulsivas, mas ao tratarmos corretamente a raiz do problema, em geral a febre se torna uma grande aliada, pois já dizia Hipócrates em 364 AC: "Dê-me uma febre, e eu posso curar qualquer doença" . Além disso, graças ao diagnóstico complementar conseguimos eliminar os fatores desencadeantes e fortalecer o organismo como um todo. E também vamos ver nesse artigo como é possível detectarmos os fatores predisponentes e conciliarmos a Febre aos Tratamentos Naturais.
Febre e suas funções são: - Estimular o sistema imune, que por sua vez é em parte afetado por antibióticos. - Criar um ambiente inóspito, ou ruim, para organismos invasores. Isto é, para eliminar micróbios invasores, ou ainda células tumorais, ou cancer. e ainda - Fortalecer nosso Eixo, PNIEMF
O hipotálamo desempenha papéis: semelhante a um perfeccionista, pois diz que a temperatura deve ser de apenas 36, 5º C, em situações normais, ou acima em situações de defesa.
Assim, o hipotálamo faz outra: regula a PGE-2, que por sua vez aumenta o nível do nosso termostato interno, para ser suficiente para eliminar patógenos.
A Febre nos torna saudáveis e fortes, e nossos mecanismos geradores de calor produzem:
Com a Febre Ocorre então: -Absorção de nutrientes diversos, incluindo hormônios, juntamente com tremor que facilita a adaptabilidade. -Outro mecanismo que ocorre é piloereção, ou levantando os pêlos pequenos, que está associado com o suor para regular a temperatura. Os benefícios da Febre incluem aumentar a produção de: -Anticorpos -Glóbulos brancos (os bons) produzidos, circulando, mobilizando e armados para combater os agentes invasores específico -Interferon produzido (outro agente bom do sistema imunológico, que bloqueia a propagação do vírus e células tumorais às células saudáveis). E resulta na eliminação de: -Ferro, que serve para alimentar as bactérias, sem contar que a -Temperatura aumentada faz matar os micróbios diretamente.
Febre pela Via Natural:
Uma febre de 39 a 40ºC é considerada a melhor defesa contra micróbios, ou de 38 a 39ºC para crianças menores, claro que com a devida orientação. Apoiar uma febre significa trabalhar com ela o tempo todo, mas é preciso ter conhecimento para saber agir corretamente. A febre é um mecanismo de defesa, ou de backup quando nossos meios primários falham, como por exemplo: uma boa comida, e/ou descanso adequado e/ou capacidade de lidar com tensões, estes são os nossos meios primários.
Febre em Crianças com menos de 1 mês de idade, com uma temperatura superior a 38º C, ou entre os 3 meses e 36 meses, com uma temperatura superior a 39ºC e com aspecto doentio, devem procurar atendimento imediato para a febre. Importante frisar que, enquanto se espera para o atendimento, deve-se amamentar sempre que houver desejos do bebê.
Febre em crianças que não estão nas três categorias acima, o repouso e tomar líquidos apoiará a febre e permitirá que ocorra a adaptação que seu filho precisa. Apoiar a febre do seu filho, ao invés de imediatamente suprimir a mesma é uma das melhores coisas que você pode fazer!
Para o desencadeamento dessa condição ainda outros fatores podem repercutir, como por exemplo:
sabemos que além do aumento da Permeabilidade Intestinal, que acaba promovendo o deslocamento de bactérias dos intestinos à circulação, sem falar da importância da destoxificação
E ainda podemos incluir relações com:o Sono, a Alimentação, a Atividade Física, o Terreno Biológico do qual o Fator pH é uma das variáveis, acúmulo de metais tóxicos, o Eixo e a Sexualidade. outros fatores também podem agravar incluindo drogas, irritantes químicos, e intoxicantes ambientais como campos eletromagnéticos. Todos esses fatores serão checados em consulta.
Febre e Tratamentos Naturais:
Em casos de febres recorrentes, ou persistentes e altas, podem ser recomendados suplementos como:
1) B1, ou Cloridrato de tiamina: 300 mg a 500 mg, 30 minutos antes das refeições e durante a noite
2) B3, ou niacina, ou ainda ácido nicotínico. Recomendamos 100mg de 3 gramas, quando for trinta minutos antes das refeições e durante a noite.
3) Piridoxina, ou vitamina B6, pois a falta desta vitamina demonstrou induzir anemia hipocrômica microcítica e lesões neurológicas.
4) Cobalamina, ou vitamina B12, pois é reconhecido como um importante fator na síntese de mielina, além de combater também a anemia.
5) Ácido ascórbico, ou vitamina C
6) A riboflavina, ou vitamina B2
7) Ferro com antioxidantes, ou oxidantes adequados, pois ajudam a conduzir a febre aonde é necessário!
Tratamentos complementares
A depender de cada caso podemos também utilizar técnicas de reprogramação interna, onde a pessoa terá a oportunidade de auto-gerenciar seu estado emocional, o que repercutirá positivamente no organismo inteiro, além de adequar o hábito alimentar.
Claro que essas e demais possibilidades devem antes ser checadas através de dados clínicos, além de exames complementares.
Referências:
http://articles.mercola.com/sites/articles/archive/2005/01/05/fever-part-two.aspx Principal "http://www.townsendletter.com/Klenner/KlennerProtocol_forMS.pdf secundário http://orthomolecular.org/nutrients/proteins.shtml – a seguir http://orthomolecular.org/nutrients/vitamins.shtml - a seguir http://orthomolecular.org/nutrients/carb.shtml – e finalmente http://orthomolecular.org/nutrients/fats.shtml Acessados em 14-2-2023 às 6:30hs
Commentaires