Artrite e Tratamentos Naturais
- Clement Hajian
- 5 de jun. de 2023
- 3 min de leitura
Atualizado: 20 de ago.
Artrite, é um comprometimento articular, onde a inflamação produz os sintomas e destes a dor é o principal. E a depender das disposições internas, quando não corrigidas corretamente, podem resultar na evolução para artrose. Mas, graças avaliação clínica juntamente com exames complementares e diagnóstico complementar conseguimos eliminar os fatores intoxicantes que desencadeiam os sintomas e assim fortalecemos o organismo como um todo. E também vamos ver nesse artigo como é possível detectarmos os fatores predisponentes, bem como conduzirmos a Artrite aos Tratamentos Naturais.

Artrite manifesta-se de várias formas, entre essas a osteoartrite, ou doença articular degenerativa é a mais comum. Outras formas de artrite são a artrite reumatoide e a artrite psoriásica, entre as mais comuns.
Artrite, em geral, quando você tem, você não deseja se mover. Porém, quanto mais você não se mover , mais rígidas e artríticas suas juntas ficarão. Mas, existem pessoas que melhoram com o repouso e outras com o movimento e graças a avaliação em consulta esta diferenciação ao tratamento fica nítida.
Osteo Artrite é um tipo de Artrite, que geralmente ocorre em indivíduos mais velhos, mas, também pode ser causada pelo estresse repetitivo ou trauma agudo. É uma Artrite degenerativa geralmente afeta as articulações distais, ou as articulações no final de seus dedos das mãos e pés.
Já a Artrite reumatóide, ou AR é uma artriteauto-imune, que tende a ser bilateral e simétrica, cursando com: Vasculites / Lesões oculares / Doença renal / Doença pulmonar, como asma, ou bronquite. A AR pode afetar, em qualquer idade, incluindo crianças. Nas mãos há a tendência ao desvio ulnar do dedos e o aspecto de 'pescoço de ganso', nas extremidades dos dedos.
A atrite Psoriática por sua vez acomete várias articulações, tem forte componente auto-imune e caracteristicamente apresenta-se com lesões descamativas da pele, típicas da psoríase

Juntamente com a artrite, outras manifestações, contribuem para estabelecer este quadro clínico.
Metais tóxicos:
metais como chumbo, cádmio, mercúrio, alumínio e níquel podem atuar como imuno agressores, promovendo inflamação crônica, ativação de células T e B, e produção de autoanticorpos, além de potencialmente desencadear ou agravar processos autoimunes e degenerativos articulares.[2-3][5] A literatura também sugere que a exposição a metais tóxicos pode alterar a microbiota intestinal, favorecendo um perfil disbiótico que contribui para a inflamação sistêmica e exacerbação de doenças articulares.[4][7]
Em meu atendimento vemos também relações com: o Sono, a Alimentação, a Atividade Física, o Terreno Biológico do qual o Fator pH é uma das variáveis, acúmulo de metais tóxicos, o Eixo e a Sexualidade. outros fatores também podem agravar incluindo drogas, irritantes químicos, e intoxicantes ambientais como campos eletromagnéticos, além do aumento da Permeabilidade Intestinal, que acaba promovendo o deslocamento de bactérias dos intestinos à circulação, sem falar da importância da destoxificação inclusive para eliminar AGES e ainda corrigirmos as disfunções mitocondriais. Todos esses fatores serão checados e corrigidos durante a consulta.
Exames laboratoriais: PCR, fator reumatoide, anti-CCP, hemograma, vitamina D, cálcio, magnésio.
Artrite e Tratamentos Naturais
podem ser indicados para Artrite de acordo com a avaliação clinica de cada caso e com confirmação laboratorial e ainda corroborados com o diagnóstico complementar para sabermos qual a opção certa em cada caso, aqui apenas alguns exemplos:
Aminoácidos essenciais: Lisina (síntese colágeno), Prolina (cartilagem), Glutamina (integridade intestinal), Arginina (NO e perfusão).
Vitaminas C, D3, E, K2 e B12 entre outras, além de
minerais como Zinco, magnésio e Silício entre outros, além do
perfil hormonal, mas sendo a formula individualizada com a consulta. Verificando também a necessidade de
Antioxidantes e antiglicantes que atuam nas AGES
Correção das disfunções mitocondriais
Tratamentos Complementares:
A depender de cada caso podemos também utilizar técnicas de reprogramação interna, onde a pessoa terá a oportunidade de auto-gerenciar seu estado emocional, repercutindo também nos hábitos em geral desde o sono, bem como alimentares, o que beneficia muito o desempenho geral e mental.
.png)