Bronquite é uma condição de profunda e muitas vezes crônica inflamação pulmonar que pode facilmente evoluir à grave falta de ar. Mas, graças avaliação clínica juntamente com exames complementares e diagnóstico complementar conseguimos eliminar os fatores intoxicantes que desencadeiam os sintomas e assim fortalecemos o organismo como um todo. E também vamos ver nesse artigo como é possível detectarmos os fatores predisponentes, bem como conduzirmos a Bronquite aos Tratamentos Naturais.
Bronquite é dividida em dois tipos: Aguda e Crônica . E através da alimentação, juntamente com o diagnóstico complementar conseguimos eliminar os fatores intoxicantes e ao associarmos com a suplementação obtemos o tratamento final.
Bronquite , quais as causas?
Em mais de 90% dos casos de bronquite, a causa é uma infecção viral. Os fatores de risco incluem a exposição ao fumo do tabaco, poeira e outras formas de poluição do ar, além de alergias, ou predisposição alérgica, tudo isso secundariamente, pois o principal é se houver metais tóxicos, Alimentação pouco equilibrada entre outros.
Como a infecção viral desencadeia a bronquite? Os brônquios inflamados produzem uma grande quantidade de muco espesso, o que faz com que as vias aéreas fiquem mais estreitas e torna-se difícil de respirar corretamente e também criam um meio ao desenvolvimento viral. Obviamente estas condições são favorecidas pela debilidade do Terreno Biológico do qual o Fator pH é uma das variáveis, assim como pela disposição alérgica.
Quais fatores podem contribuir à crise de bronquite ? Ocorre mais comumente no inverno, quando há mais vírus em circulação Por vezes, pode ser desencadeado por inalação de irritantes químicos, tais como: – produtos de limpeza, tintas, solventes e outros produtos químicos, – poeira, – hábito de fumar, – gases tóxicos. Se não for tratado, pode evoluir a pneumonia. Com o raio X podemos avaliar a extensão e a gravidade do quadro, mas os indícios são nítidos através da avaliação clínica. stas condições são favorecidas pela debilidade do Terreno Biológico do qual o Fator pH é uma das variáveis, assim como pela disposição do sistema imune.
Em meu atendimento vemos também relações da bronquite com: o Sono, a Alimentação, a Atividade Física, acúmulo de metais tóxicos, o Eixo e a Sexualidade. outros fatores também podem agravar incluindo drogas, irritantes químicos, e intoxicantes ambientais como campos eletromagnéticos, além do aumento da Permeabilidade Intestinal, que acaba promovendo o deslocamento de bactérias dos intestinos à circulação, sem falar da importância da destoxificação inclusive para eliminar AGES. Todos esses fatores serão checados e corrigidos durante a consulta.
Quais SINTOMAS/SINAIS comuns das Bronquites? – Tosse (seca no início, mas, em seguida, muitas vezes produtiva: catarro amarelo verde, que normalmente é uma indicação de uma infecção), seguido de – Dificuldade em respirar profundamente. – Febre (ligeira a moderada) – Letargia e cansaço – Congestionamento dos seios da face – Garganta inflamada – Aperto no peito, mas ao Diagnóstico das Bronquites, é preciso diferenciar da Asma:
– A bronquite crônica, pode cursar com: Sintomas semelhantes à Tosse asmática, geralmente é seca e improdutiva, assim sendo mostra-se com: – Dificuldade em respirar, principalmente, mas seguido de – Letargia e cansaço – Muco dos pulmões (expectoração) e finalmente Aperto no peito.
Bronquite e Tratamentos Naturais:
Indicados de acordo com a avaliação clinica de cada caso e com confirmação laboratorial e ainda corroborados com a avaliação energética, para sabermos qual a opção certa em cada caso, aqui apenas mais alguns exemplos, com doses variáveis, por exemplo, repor Minerais e eliminar toxinas, principalmente metais tóxicos e alérgenos.Exemplos:
– Magnésio 100 mg / 5 ml principal, seguido de
– Zinco 15 mg / 5 ml , a seguir
– Cobre1 mg / 5 ml , a seguir
- Selênio ( Complex ) 20 mcg / 5 ml , a seguir e finalmente
– Ácido ascórbico 200 mg / 5 ml e E como principais vitaminas
Tratamentos Complementares:
A depender de cada caso podemos também utilizar técnicas de reprogramação interna, onde a pessoa terá a oportunidade de auto-gerenciar seu estado emocional, repercutindo também nos hábitos em geral desde o sono, bem como alimentares, o que beneficia muito o desempenho geral e mental.
Existem inúmeros relatos clínicos e dados científicos de melhora da evolução de quadros de Bronquite através da associação da homeopatia, ervas e acupuntura, devendo ser usadas somente sob a supervisão, e/ou consulta de um profissional de saúde qualificado. Entre outras Ervas, podemos citar : Astrágalo , Echinacea, Sabugueiro, Gengibre, Verbasco, Folha de oliveira, Tomilho entre outros.
Referências: – http://orthomolecular.org/nutrients/proteins.shtml – http://orthomolecular.org/nutrients/fats.shtml – http://www.vitalhealthzone.com/health/conditions/b/bronchitis/01_what_is_bronchitis.html#1 https://www.jstage.jst.go.jp/article/jnsv1973/29/6/29_6_721/_article – http://orthomolecular.org/nutrients/vitamins.shtml –http://orthomolecular.org/nutrients/carb.shtml – Acessados em 15-2-24 às 8:00hs
Comentários